Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270613
Type: TESE
Title: O estatuto da partícula le na fala de um sujeito afásico : um estudo da reconstrução da linguagem em contextos interacionais
Title Alternative: The status of the particle "le" in the speech of an aphasic individual : a study of language reconstruction in interactional contexts
Author: Epifânio, Nathalia do Nascimento, 1988-
Advisor: Morato, Edwiges Maria, 1961-
Abstract: Resumo: Este trabalho tem como objetivo a descrição e análise das funções linguísticas e pragmáticas do elemento le, que emerge de forma a assumir várias funções linguísticas na fala de uma pessoa afásica, EC, participante do Centro de Convivência de Afásicos (CCA), situado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O corpus desta pesquisa é constituído pelos registros de 6 encontros mensais do CCA (que totalizam 12 horas de transcrição), pertencentes ao acervo de dados linguístico-interacionais AphasiAcervus, que constitui os corpora de pesquisas coordenadas pela Profa. Dra. Edwiges Maria Morato junto ao CCA. Os encontros em questão foram realizados do segundo semestre de 2008 ¿ que corresponde ao período do ingresso de EC no grupo do qual participa ¿ ao segundo semestre de 2010. Os resultados desta pesquisa foram obtidos através da análise não apenas qualitativa mas também descritiva e quantitativa dos dados, com vistas tanto ao detalhamento da descrição quanto à visibilidade das ocorrências e do estatuto da partícula le na fala de EC. Após o levantamento e a análise das ocorrências do fenômeno na fala de EC, chegou-se à conclusão de que esse elemento atua de maneira plurifuncional: ele tem o papel de estruturador de margem esquerda nos níveis do sintagma, da sentença e no nível morfofonológico, o que mostra que EC não está despojada de uma consciência gramatical, operando com o princípio de constituência; ao mesmo tempo, ele funciona como uma espécie de prompting, que a auxilia em sua dinâmica interaconal. É preciso ressaltar, no entanto, que ambas as funções operam conjuntamente e se complementam. Os dois fenômenos fazem parte de um mesmo funcionamento, sendo que um destaca aspectos da organização estrutural da fala de EC enquanto o outro destaca os ganhos conversacionais obtidos pelo uso do elemento le. Ao mesmo tempo que le preenche a margem esquerda de um sintagma, por exemplo, ele pode funcionar como um estímulo para a evocação do núcleo sintagmático, o que se observa nas pausas, nos prolongamentos vocálicos, etc. Esta dissertação tem como foco principal mostrar que a presença do elemento le, longe de ser uma mera excrescência na linguagem de EC, é fator de reorganização gramatical e discursiva, sendo possível destacar em sua produção vários aspectos (linguísticos, pragmáticos, textuais, comunicacionais, contextuais) ligados à competência na linguagem. Tomando-se a competência linguística não como uma faculdade mental inata, mas sim como prática, EC não deixa de atuar com e sobre a linguagem em suas práticas comunicacionais de forma criativa, colaborativa e apropriada aos propósitos conversacionais, fato evidenciado no uso estratégico da partícula le. Para analisar o fenômeno aqui descrito, foram evocados estudos conversacionais e sociocognitivos, sobretudo trabalhos que consideram os processos linguísticos e cognitivos tomados em contexto e em interação. Evocamos para nossa análise das ocorrências da partícula le algumas contribuições trazidas do Funcionalismo Linguístico, da Análise da Conversação e da Linguística Textual

Abstract: This work aims to describe and analyze the linguistic and pragmatic functions of the element `le¿, which is produced in the speech of EC, a participant at the Aphasics Conviviality Center (CCA), located at the State University of Campinas (UNICAMP). The research data consists of the records of six CCA weekly meetings (which correspond to 12 hours of transcribed sessions) and is part of the collection of linguistic-interactional data called AphasiAcervus, data used in the researches led by Professor Dr. Edwiges Maria Morato. The sessions in question took place from the second half of 2008 ¿ the period in which EC joined her CCA group ¿ to the second half of 2010. The results of this research were obtained through the qualitative and descriptive analysis of the data so as to achieve a detailed description and provide visibility to the occurrences and to the status of the particle "le" in EC¿s speech. After the identification and analysis of the phenomenon¿s occurrences, the conclusion obtained was that this element operates in a multifunctional way. One of its roles is to structure the left margin at the phrase, sentence and morphophonological levels, which shows that EC is not deprived of a grammatical knowledge, since this structuring demonstrates the operation of the grammatical principle of constituency. At the same time, the particle works as a kind of prompting, which aids EC in the interactional dynamics. It is necessary to highlight that both functions operate jointly and are complementary; the first is related to aspects of the structural organization of EC¿s speech and the second is related to the conversational gains that the use of the element `le¿ provides. At the same time as `le¿ fills, for example, the left margin of a phrase, it can work as a stimulus for evoking the phrase nucleus; this is noted in speech pauses, vowel extension, etc. The focus of this dissertation is to show that the presence of the element `le¿, far from being a mere excrescence in EC¿s language, is a factor in grammatical and discursive reorganization, and that it is possible to highlight several aspects of its use (linguistic, pragmatic, textual, communicational, contextual) related to competence in language. Considering linguistic competence not as an innate mental faculty but rather as practice, EC dos not fail to act with and on language in the communication practices in a collaborative, creative manner, appropriate for the conversational purposes, a fact evidenced by the strategic use of the particle `le¿. For the analysis of the described phenomenon, conversational and sociocognitive studies were taken into account, especially the ones that consider linguistic and cognitive processes in context and interaction. A few contributions from Linguistic Functionalism, Conversation Analysis and Text Linguistics were considered in the analysis of the particle¿s occurrences
Subject: Afasia
Interação
Reconstrução
Prompting (Fonoaudiologia)
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Epifanio_NathaliadoNascimento_M.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.