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Type: TESE DIGITAL
Title: Sentidos para uma história da sociolinguística no Brasil na década de 1970
Title Alternative: Senses for a history of sociolinguistics in Brazil in the 1970s
Author: Moreira e Silva, Lívia Helena, 1988-
Advisor: Guimarães, Eduardo, 1948-
Guimarães, Eduardo Roberto Junqueira, 1948-
Abstract: Resumo: Esta dissertação de mestrado desenvolve-se no interior do programa História das Ideias Linguísticas e tem como objetivo compreender os processos discursivos que vão significar uma história da sociolinguística no Brasil a partir da década de 1970, quando se constituíram as condições de seu início institucional no país no conjunto da história das ciências da linguagem. Partindo de uma posição histórica-materialista filiada à análise de discurso e à semântica do acontecimento, trato a história enquanto efeito de sentidos, visando à reconstrução do processo pelo qual a história da sociolinguística se conta nos primeiros trabalhos acadêmicos publicados no país concernentes a essa, então, nova forma de abordagem da diversidade linguística brasileira, atenta ao processo conjuntural e político que constitui o espaço no qual a história se produz. Pela análise da designação de sociolinguística no conjunto de textos que compõem meu recorte, pude encontrar duas regularidades que vão estruturando discursivamente um lugar para a sociolinguística no Brasil (i) pela sua relação com um passado de estudo da diversidade linguística no Brasil ligado à dialetologia e à geolingüística, de um lado, e pela filiação à sociolinguística de William Labov, de outro, e (ii) pelas tarefas que a disciplina tem a cumprir frente às demandas instaladas por um projeto de promoção da educação junto a uma imensa crise e pela necessidade de estudo da norma culta brasileira com bases empíricas atuais. A análise desses processos discursivos vai mostrar que a sociolinguística constrói seu lugar na memória do conhecimento sobre a linguagem no Brasil pela reafirmação dos processos de exclusão social e de normatização da língua com os quais busca romper, justamente porque, ao trabalhar com a relação entre língua e sociedade, considera o social sem questioná-lo, ressoando assim a conjuntura que envolve seu início institucional, que é a da ditadura militar. O caráter instrumental que a sociolinguística adquire por uma visão utilitarista da disciplina frente ao contexto educacional e político brasileiro irá produzir uma inflexão nos estudos da diversidade linguística no Brasil, do qual ela passa a ser o carro-chefe a partir de então

Abstract: This dissertation is developed inside the program of History of the Linguistic Ideas and aims to understand the discursive processes that will signify a history of sociolinguistics in Brazil in the 1970s, when the terms of its institutional beginning in the country throughout the history of the sciences of language were constituted. From a historical-materialist position affiliated to the discourse analysis and the semantics of the event, history is treated as sense outcome, aiming at reconstructing the process by which the history of sociolinguistics is told in the first academic papers published in the country about this matter, which, at that time, was a new way of approaching the linguistic diversity of Brazil, being attentive to the conjunctural and political process that constitutes the space in which the history takes place. By analyzing the designation of sociolinguistic in the set of texts selected by this research, it was possible to identify two regularities which discursively structures a place for sociolinguistics in Brazil (i) by its relation to a past study of linguistic diversity in Brazil linked to dialectology and geolinguistics, in one hand, and by its affiliation to the sociolinguistics of William Labov, on the other, and (ii) by the tasks that the discipline has to accomplish in relation to the demands installed by a project of education promotion accompanied by a major crisis and by the necessity of the study of the Brazilian standard language based on current empirical bases. The analysis of the discursive processes will show that the sociolinguistics builds its place in the memory of the knowledge about the language in Brazil by the reaffirmation of the social exclusion and the standardization on the language with which it seeks to dissociate from, precisely because, when working with the relation of language and society, it considers the social aspect without questioning it, resounding, therefore, the conjuncture of its institutional beginning, which dates back to the military dictatorship. The instrumental character that sociolinguistics acquires by a utilitarian view of the discipline in the light of the political and educational context will produce a shift in the study of linguistic diversity in Brazil, of which it becomes the flagship thereafter
Subject: Sociolinguística - Brasil - História - 1970-
Enunciação (Linguística)
Análise do discurso
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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