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Type: TESE
Title: Publicidade = o consumo e sua lingua
Title Alternative: Advertising : the act of consuming and its language
Author: Carrozza, Newton Guilherme Vale
Advisor: Pfeiffer, Cláudia Regina Castellanos, 1970-
Abstract: Resumo: Este estudo tem como proposta refletir sobre os efeitos da publicidade no processo de subjetivação que caracteriza a forma-sujeito histórica contemporânea. Para tanto, procuramos articular os pressupostos teóricos e analíticos da Analise de Discurso que nos permitem pensar nessa forma-sujeito de direito se estruturando a partir das relações que se estabelecem dentro de uma formação ideológica capitalista. Nesse sentido, o consumo não pode ser tomado separadamente nessa relação, assim como a publicidade não deve ser pensada como um simples instrumento a ser por ele utilizada. Nessa incursão, é possível tomar o consumo como gesto, onde se articulam elementos históricos, políticos e simbólicos, capazes de inscreverem os sujeitos em determinadas formações discursivas no momento mesmo em que se constituem como consumidores de determinados produtos e não de outros. Esse deslocamento do olhar sobre o consumo possibilita se pensar as contradições latentes produzidas no funcionamento conjunto que se estabelece entre o consumo e a publicidade. Partindo disso, as análises demonstraram que se trata de tomar a publicidade em sua especificidade, como forma material que apresenta estruturas-funcionamentos próprios, que nos possibilitam formular a idéia de que ela se configura como a forma pela qual o consumo se diz, ao mesmo tempo em que o conforma em seu funcionamento

Abstract: This research analyzed the effects of advertising on the subjective processes that characterize the so-contemporary historical subject. To this end, we combine the theoretical and analytic assumptions of discourse analysis that allow us to think of this "subject of rights" is structured from relations that are established within a capitalist ideological formation. Thus, the act of consuming may not be taken separately in this relation, as well as advertising should not be thought as a simple tool to be used by it. In that raid, the act of consuming can be taken as a gesture, which articulate historical, political and symbolic elements that are able to enroll subjects in certain discursive formations at the very moment they become consumers of certain products and not others. This shift of the gaze on the act of consuming enables us to think the latent contradictions produced in the joint operation established between the act of consuming and advertising.Taking this principle, the analysis showed us that it we must take the advertising in its specificity, as a material form that has its own structures, and allow us to formulate the idea that it is configured as the way in which the act of consuming formulate his language, in the same time that the advertising itself conforms the act of consuming
Subject: Consumidores
Publicidade
Lingua
Análise do discurso
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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