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Type: TESE
Title: Causatividade : um estudo longitudinal de suas principais manifestações no processo de aquisição do portugues por uma criança
Author: Figueira, Rosa Attie, 1948-
Advisor: Lemos, Claudia Thereza Guimarães de, 1934-
Lemos, Claudia de
Abstract: Resumo: Este é um estudo longitudinal observacional do desenvolvimento da expressão de causatividade na fala de uma criança brasileira, paulista, de classe média. Os dados analisados foram obtidos em diário e em sessões semanais de gravação de interação informal da criança com um adulto do ambiente familiar. As 109 sessões correspondentes a 82 h de gravação abrangem o período de 2;8 a 5 anos de idade. Com o objetivo de descrever e explicar as etapas de organização do subsistema de causatividade, a análise dos dados foi feita segundo uma abordagem interacionista-constr tivista. Constatou-se a presença de dois tipos de desvios envolvendo a expressão de causatividade: uso de um item não-causativo por um item causativo e uso de um item causativo por um item não-causativo. Tais desvios foram interpretados como relevando de um uso particular imposto à forma verbal, resultante da obliteração de uma oposição lexical, estando o foco de atenção sobre o objeto lingüístico colocado predominantemente sobre a ordem sintática. Ao longo do período observado, assistiu-se também à emergência da forma composta com lazer, cuja entrada no sistema em elaboração pode ser inicialmente associada à expressão de causa indireta, e só adiante a causa direta-manipulativa. Neste último emprego, teria exercido uma função intra-sistema (eficácia interna)precipitando a análise dos causativos lexicalizados, cuja entrada com estatuto de forma analisada vai se processar item por item, em diferentes momentos do processo. Paralelamente, pode-se observar que o desenvolvimento da noção de agentividade - central na construção deste subsistema - reflete ou deriva dos papéis experimentados na situação de interação. Assim, as conclusões deste trabalho apontam, de um lado, para o fato de que a aquisição do subsistema de causatividade consiste na organização de recursos expressivos distintos; e, de outro lado, para o fato de que a aquisição de tais recursos está intimamente ligada a situações de discurso instauradas em particulares contextos de interação verbal. De tal forma que, ao enfocá-los é preciso considerar simultaneamente os aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos do fenômeno

Abstract: Not informed.
Subject: Aquisição de linguagem
Crianças - Linguagem
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1985
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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