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Type: TESE
Title: Repassando o passado : produção e divulgação de saberes na Escola de Capoeira Angola Resistência
Title Alternative: Bygone being done : production and communication of knowledges at "Resistência" School of Capoeira Angola
Author: Abreu e Silva, Danilo de, 1985-
Advisor: Dias, Cristiane Pereira, 1974-
Abstract: Resumo: A capoeira angola, por meio de sua prática e história de resistência cultural frente às racionalidades hegemônicas, desempenha papéis relevantes para a difusão da cultura afro-brasileira, acompanhado as mudanças históricas, científicas e tecnológicas da sociedade. Assim, sua história e institucionalização nos conduz para uma reflexão em torno das formas e potencialidades da produção e divulgação cultural de seus saberes populares específicos, bem como da própria legitimidade da capoeira angola. Nesse contexto, esta dissertação de mestrado tem como objetivo identificar e analisar quais são os saberes produzidos na Escola de Capoeira Angola Resistência (ECAR); compreender como eles são re-construídos e circulados entre os/as integrantes da Escola; assim como analisar as formas de divulgação interna e externa desses conhecimentos. Procuramos ainda, descrever como a ECAR utiliza os meios tradicionais (oralidade, roda de capoeira, musicalidade) e contemporâneos (internet, fotografias, vídeos) para produzir e divulgar os conhecimentos e as memórias da capoeira angola. Para isso, desenvolvemos teoricamente a discussão sobre a memória e a divulgação do conhecimento popular e científico na atualidade, com vistas à valorização e ampliação da divulgação cultural dos saberes populares. Também discutimos as relações entre a educação formal, informal e não-formal estabelecidas em uma escola baseada nos saberes populares da capoeira angola e na vida cotidiana de seus integrantes. Partindo da metodologia referenciada nos estudos da memória e da história oral, colhemos depoimentos e fotografias dos integrantes da ECAR (Contra-mestre, Professores, Treneis, alunas e alunos) e, somada a uma observação participante (em que o pesquisador também faz parte do grupo pesquisado), construímos uma narrativa por meio do diálogo entre os teóricos acadêmicos e os sujeitos da pesquisa acerca de seus próprios saberes. Dessa forma, a dissertação buscou contribuir com os processos educativos interiores à escola; com o acervo de pesquisas em torno da capoeira angola e dos saberes populares, bem como com o fazer científico pautado em processos solidários e coletivos para re-pensar a educação e a comunicação popular

Abstract: The capoeira angola, through its experience and history of cultural resistance by hegemonic rationalities, plays important rules in the diffusion of the afro-brazilian culture, following the historical, scientific and technological changes of the society. Therefore, its history and institutionalization conduct us to a reflection surrounding production's forms and potentialities and the cultural propagation of its specific popular knowledges, as well as the legitimacy of the capoeira angola itself. In this context, this dissertation aims to identify and analyze which are the knowledges produced at "Resistência" School of Capoeira Angola (ECAR); understand how they are reorganized and worked between the members of School; as well as examine ways of internal and external disclosure of such knowledges. We also seek to describe how ECAR uses traditional means (orality, capoeira street ritual, musicality) and contemporary (internet, pictures, videos) to product knowledges and memories of capoeira angola. For this, we developed a theoretical discussion about the memory and communication of popular and scientific knowledges today with a view to recovery and wider advertising of cultural propagation of popular knowledges. We also discussed the relationship between formal, informal and non-formal education established in a school based on popular knowledge of the capoeira angola and on everyday life of its members. Based on the methodology referred to memory studies and oral history, we collected testimonials and photographs of the members of ECAR (Contra-mestre, Teachers, Treneis and students) and, added to a participant observation (in which the researcher is also part of the researched group), we constructed a narrative through dialogue between the academic theorists and the researched subjects about their own knowledges. Thus, this dissertation seeks to contribute with educational processes into the School; with the body of research around capoeira angola and popular knowledges, as well as the scientific work guided by solidarity and collective processes to re-think popular education and communication
Subject: Capoeira
Comunicação
Cultura popular
Memória
Educação não-formal
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2013
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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