Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270507
Type: TESE
Title: A frase no texto : uma abordagem alternativa da subordinação no ensino da gramatica
Author: Dal Rio, Maria Luiza Coelho
Advisor: Galves, Charlotte, 1950-
Galves, Charlotte C.
Abstract: Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem alternativa do estudo da subordinação, contrapondo-se à abordagem que dela faz a Gramática Tradicional. É uma tentativa de unir teoria lingüística e prática de ensino da língua materna. Iniciamos o trabalho com uma análise crítica da abordagem que as gramáticas tradicionais fazem das frases complexas (período composto). A um estudo que se atém às frases isoladas e a um conceito de linguagem apenas enquanto instrumento neutro de comunicação, contrapomos um que se baseia numa concepção de linguagem como ação e que analisa a frase no texto, entendendo a como uma unidade sintático-semântica. Após conceituarmos coordenação e subordinação, procuramos articular recursos sintáticos, como o da ordem e da escolha de uma construção subordinada, com a noção de pressuposição. Com isso, demonstramos que é produtivo um estudo das frases complexas que proporcione reflexo sobre o uso das construções subordinadas, sobre as relações estabelecidas pelas conjunções, seus valores específicos no texto. Focalizamos as subordinadas circunstanciais e relativas, cujo uso não é arbitrário, já que, como podem ser meio de expressão de pressupostos, participam da organização textual. No final do trabalho, apresentamos sugestões de exercícios e análise das subordinadas no texto com o objetivo de apresentar subsídios de como passar ao aluno as noções por nós discutidas

Abstract: Not informed.
Subject: Língua portuguesa - Gramática
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1987
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dal Rio, Maria Luiza Coelho.pdf5.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.