Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270492
Type: TESE
Title: Aprendizagem de alguns aspectos da morfologia portuguesa por crianças brasileiras
Author: Costa, Sergio Roberto
Advisor: Gammon, Caroline Stoel
Gammon, Caroline S.
Abstract: Resumo: Este trabalho é um estudo experimental que tem por objetivo verificar a estratégia de aprendizagem de alguns aspectos de morfologia portuguesa por crianças brasileiras. Segundo Chomsky (1965) toda criança possui uma "competência" lingüística inata. Ao aprender a língua adulta a que é exposta, ela não memoriza simplesmente uma lista de expressões lingüísticas; pelo contrário, abstrai um sistema finito de regras e é capaz de estendê-lo, fazendo generalizações para casos lingüísticos novos com que vai entrando em contato. Baseado nesta teoria, montei uma experiência, usando raízes não-familiares, i.e., palavras inventadas, mas dentro dos padrões fonológico e silábico do Português, para evitar interpretação de memorização de algum item pela criança. A essas palavras as crianças deveriam afixar sufixos de Português. Os testes da experiência foram aplicados em 50 crianças de ambos os sexos, entre 4 e 8 anos. Os resultados obtidos foram analisados e serviram de base para minhas conclusões que, por sua vez, foram comparadas com as conclusões de vários estudos experimentais realizados em outras línguas.

Abstract: Not informed
Subject: Crianças - Linguagem
Aprendizagem
Língua portuguesa - Morfologia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1976
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Costa_SergioRoberto_M.pdf3.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.