Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270487
Type: TESE
Title: Brace yourselves, memes are coming : formação e divulgação de uma cultura de resistência através de imagens da internet
Title Alternative: Brace yourselves, memes are coming : creation and dissemination of a culture of resistance through internet images
Author: Coelho, André Luis Portes Ferreira, 1985-
Advisor: Dias, Cristiane Pereira, 1974-
Abstract: Resumo: Esta dissertação visa abordar a utilização de imagens da internet, conhecidas como "memes", buscando compreender seus efeitos como elemento de divulgação cultural. Esses memes, cada vez mais presentes no espaço virtual e feeds de redes sociais, mostram-se como uma tendência crescente não apenas em contextos de humor e descontração, mas também de um discurso de resistência em contraponto ao discurso corrente na sociedade, com subculturas negociando sentidos através das imagens. Através de uma análise acerca dos sujeitos de linguagem e suas condições de produção, podemos compreender os sentidos criados pelos "memes" espalhados pela internet, e seu processo de divulgação cultural resistente. Uma contra-cultura digital? Assim, buscaremos analisar o processo de criação, alteração e replicação das imagens, usando como ferramenta os conceitos da linha francesa de análise do discurso, representada por autores como Pêcheux e Eni Orlandi, buscando assim compreender suas possibilidades enquanto elemento de divulgação cultural. Esse trabalho será feito inicialmente através da analise de um feed de imagens conhecido como "9Gag.com", que é uma rede social na qual os usuários postam, votam, comentam e compartilham seus memes e imagens favoritas. Em seguida, um corpus previamente selecionado por nós, que aborda principalmente imagens relacionadas com as manifestações populares de julho de 2013. Combinando estas duas fontes, criamos um corpus de imagens para seguir com a análise discursiva de palavras, discursos, e a posição-sujeito dos usuários do site, dos memes, e também de sentidos criados pela própria subcultura "nerd" e seu papel em discursos de resistência no espaço virtual

Abstract: This dissertation aims to approach the use of Internet images, known as "memes", seeking to understand their effects as elements of cultural propagation. These memes, increasingly present in the virtual environment and in social network feeds, present themselves as a growing tendency not only in humorous and relaxed contexts, but also as a discourse of resistance as opposed to the current social discourse, with subcultures negotiating meanings through images. By analyzing the subjects of language and their conditions of production, we can understand the meanings generated by the "memes" spread throughout the Internet, and their process of resistant cultural propagation. A digital counterculture? We will thus seek to analyze the process of creation, alteration and replication of these images, using as tool the French school of discourse analysis, represented by authors such as Pêcheux and Eni Orlandi, thereby trying to perceive their possibilities as elements of cultural propagation. This will be done initially by analyzing an image feed known as "9gag.com", a social network in which users post, vote comment and share their favorite memes and images; and also a previously selected corpus primarily comprised of images related to the July 2013 popular protests. By combining these two sources, we create a corpus of images to proceed with the discourse analysis of words, discourses, and the subject position of the site users, memes and also the meanings created by the "nerd" subculture itself and its role in resistance discourses in the virtual environment
Subject: Divulgação científica
Memes
Estereótipos (Psicologia social)
Análise do discurso
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Coelho_AndreLuisPortesFerreira_M.pdf3.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.