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Type: TESE
Title: Abordagem multissistêmica da marcação de tema no português paulista
Title Alternative: Multisystemic approach of theme marking in paulista portuguese
Author: Laura, Fábio Izaltino, 1978-
Advisor: Castilho, Ataliba T. de, 1937-
Castilho, Ataliba Teixeira de, 1937-
Abstract: Resumo: O propósito deste trabalho é investigar, a partir de amostras do português paulista dos séculos XVIII ao XX, as características dos marcadores de Tema, construções que tem o papel de orientar o ouvinte acerca dos tópicos do discurso. Para tanto, tomamos a Abordagem Multissistêmica como norte para a nossa pesquisa e definimos alguns objetivos. Dessa forma, verificamos na literatura sobre Tema alguns fundamentos teóricos com os quais pudéssemos trabalhar para analisarmos os marcadores de Tema. A partir disso, descrevemos o comportamento linguístico dos marcadores quanto a, sobre, a respeito de, a propósito de, relativamente a, no que toca a, passando a e voltando a, considerando alguns processos relacionados aos sistemas lexical, gramatical, semântico e discursivo desses marcadores. Os dados indicam que os marcadores, principalmente quanto a e sobre, já desenvolviam essa função no século XIII, o que evidencia a antiguidade do fenômeno. Além disso, mostramos a formação lexical dos marcadores por meio da etimologia e como algumas categorias cognitivas estão associadas à formação e ao sentido dos marcadores: quantidade, espaço superior, espaço posterior, espaço anterior, angulador e movimento. No sistema semântico, examinamos o envolvimento dos processos de Referenciação e de Apresentação na construção de Tema com marcação, salientando sua função de apresentar, ou introduzir, objetos de discurso que são ativados a partir de informações de longo prazo. Além disso, no sistema gramatical, por seu turno, verificamos que os marcadores de Tema são preposições complexas que selecionam várias classes de palavras, sobressaindo-se os substantivos e desenvolvem a função de marcador de Tema gramatical, além disso, as construções nas quais estes marcadores ocorrem tendem a se colocar na posição pré-sentencial e desempenham um papel não argumental de Adjunto. Por fim, no sistema discursivo, os marcadores funcionam no processo de construção e organização dos tópicos discursivos, introduzindo elementos textuais como tópico do discurso

Abstract: The aim of this dissertation is to investigate, based on samples of the Brazilian Portuguese spoken in São Paulo in the period between the 18th and the 20th centuries, the features of theme markers, i.e., linguistic structures that guide the listener with reference to the discourse topic. In order to reach this purpose, we adopted the Multisystemic Approach for language description (CASTILHO, 2007) and set some research objectives. A review of the linguistic literature about Theme was also realized, so that we could analyze the theme markers. Thereafter, we described the linguistic behavior of the markers quanto a, sobre, a respeito de, a propósito de, relativamente a, no que toca a, passando a, and voltando a, considering some linguistic processes related to the lexical, grammatical, semantic and discursive systems of these markers. The analysis of the data suggested, mainly with regard to quanto a and sobre, that these topic markers have already developed this function in the 18th century, what shows the antiquity of the phenomenon. Based on an etymological approach, we analyzed the lexical formation of the topic markers in analysis and discussed how some cognitive categories, such as quantity, superior space, posterior space, anterior space, hedge and movement, are associated with their formation and meaning. Regarding the semantic system, we examined the role played by the processes of Reference and Presentation in marked Theme constructions, emphasizing their function of presenting or in0troducing discourse topics that are activated by long-term informations. At the grammatical system, we observed that theme markers are complex prepositions that select several word classes (mainly the nouns) and that develop the function of grammatical theme marker. Furthermore, the constructions within which these markers occur usually occupy the pre-sentence position and play a non-argumental role of Adjunct. Lastly, at the discourse system, the markers work in the process of construction and organization of the discursive topics, introducing textual elements as discourse topic
Subject: Linguística histórica
Lingua portuguesa - São Paulo (Estado)
Lingua portuguesa - Gramaticalização
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2013
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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