Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270432
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Maria das Graças Conde Caldaspt_BR
dc.descriptionDissertação apresentada ao Instituto de Estudo da Linguagem e ao Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, da Universidade Estadual de Campinaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.format.extent267 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleA carta na escola no ensino médio : processo possível na divulgação cultural?pt_BR
dc.title.alternativeThe charter school in high school : cultural dissemination process possible?pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Stella de Mello, 1973-pt_BR
dc.contributor.advisorCaldas, Maria das Graças Condept_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdiciplinares de Pesquisa. Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade. Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Culturalpt_BR
dc.subjectCarta na Escola (Revista)pt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectComunicação de massa - Educaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectDifusão culturalpt_BR
dc.subject.otherlanguageCharter school (magazine)en
dc.subject.otherlanguageSchoolen
dc.subject.otherlanguageMass Communication - Educationen
dc.subject.otherlanguageCommunicationen
dc.subject.otherlanguageCultural diffusionen
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa, de natureza qualitativa, está centrada na reflexão entre Educação, Comunicação e Cultura, tendo como referencial teórico os Estudos Sociais e Culturais. Objetivou compreender o olhar cultural do professor de Ensino Médio, a partir do uso da mídia na escola e, para isto, foi investigada a revista Carta na Escola - suplemento especializado em Ensino Médio - da revista semanal de informação, Carta Capital. Verificou de que forma os conteúdos jornalísticos sobre acontecimentos da atualidade foram utilizados pelos professores, como complemento paradidático, em diferentes disciplinas - considerando as propostas dos PCNEM para cada uma delas. Examinou, ainda, a recepção e a compreensão de Carta na Escola entre os alunos. O corpus da pesquisa foi constituído por cinco edições da revista, no período de agosto a dezembro de 2011, para melhor entendimento de sua proposta pedagógica. Em seguida, ancorada nos estudos das Teorias de Recepção, a pesquisa usou o método de Grupo Focal - para aprofundamento da análise - com sete professores e oito alunos do 2º ano do Ensino Médio, o que permitiu compreender, numa perspectiva dialógica, como se opera, na sala de aula, o debate cultural e formador da visão de mundo dos alunos. Foram gravadas, em vídeo, todas as aulas com o uso das reportagens de Carta na Escola, bem como aplicados questionários aos professores e alunos para verificar os resultados do uso dessa mídia em sala de aula. Finalmente, por meio do cruzamento dos dados coletados (documentos, entrevistas, observação direta), foi realizada a análise final dos resultados, sob uma perspectiva foucaultiana (1979), tomando por justificativa sua concentração menos ligada a detalhes dos textos e, sim, focada em um olhar historicamente discursivo dos atores sociais subjacentes aos textos e aos contextos. A pesquisa apontou para uma mídia que procura adequar suas propostas didáticas às competências e habilidades descritas nos PCNEM; entretanto, não "ouve" o professor-leitor de maneira sistemática, mas sim, esporádica e genérica. Quanto à seleção de temas, os critérios para sua escolha e diversidade são oscilantes, havendo priorização de assuntos relacionados às Ciências Humanas e suas Tecnologias em detrimento das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Os professores e alunos entenderam que o conteúdo programático da escola associado ao uso desta mídia, em específico, facilita o "querer-aprender" à medida que a notícia os coloca - docente e discente - frente a um sentido de pertencimento social, de lógica, de utilidade à vida que segue além das carteiras da escolapt
dc.description.abstractAbstract: This research, qualitative in nature, focuses on a discussion involving Education, Communication and Culture, theoretically based on Social and Cultural Studies. It aimed at understanding the cultural perspective of High School teachers through their use of media resources in the school setting. To achieve this goal, we investigated the magazine Carta na Escola [School Letter] - a supplement of the weekly news magazine Carta Capital dealing with High School issues. The study verified how journalistic contents about current events were used by teachers as supplementary educational materials in different disciplines, considering the proposals of the PCN [Parâmetros Curriculares Nacionais - Brazilian National Curricular Parameters] for each discipline. It also examined how Carta na Escola has been received and understood by students. The corpus of the research consisted of five editions of the magazine, from August to December 2011, to better understand its pedagogical proposal. Then, anchored in the studies of Theories of Reception, the research used the method Focus Group, for an in-depth analysis. The group was made up of seven teachers and eight second-year High School students, which allowed us to understand, in a dialogical perspective, how the cultural debate operates in the classroom and contributes to the development of the students' worldview. All classes which used the articles of Carta na Escola were recorded on video and questionnaires were filled out by teachers and students to check the results of the use of this media in the classroom. Finally, by crossing the collected data (documents, interviews and direct observation), the final analysis of results was carried out from a Foucaultian perspective (1979), since such approach focuses less on textual details and more on a historically discursive perspective of the social actors behind texts and contexts. The research pointed to a media that seeks to adapt its teaching proposals to the skills and abilities described in the PCNEM [Brazilian National Curricular Parameters for High School]. However, it does not "listen to" the teacher-reader systematically, but rather sporadically and generically. Regarding the selection of topics, the criteria for their choice and variety are oscillating, with priority given to issues related to Human Sciences and their technologies to the detriment of Natural Sciences, Mathematics and their technologies. Teachers and students understood that the curriculum of the school associated with the use of this particular media facilitates the willingness to learn, since news in general brings teachers and students a sense of social belonging, logic and usefulness that goes beyond the formal school teachingen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Stella de Mello. A carta na escola no ensino médio: processo possível na divulgação cultural?. 2013. 267 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270432>. Acesso em: 22 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineDivulgação Científica e Culturalpt_BR
dc.description.degreenameMestra em Divulgação Científica e Culturalpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSilva, Ezequiel Theodoro dapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCamargo, Vera Regina Toledopt_BR
dc.date.available2018-08-22T13:43:27Z-
dc.date.accessioned2018-08-22T13:43:27Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-22T13:43:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva_StelladeMello_M.pdf: 8269089 bytes, checksum: 5492c5eb56443ea718c8e44a9586a007 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270432-
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_StelladeMello_M.pdf8.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.