Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270431
Type: TESE
Title: Perspectivação social no Centro de Convivência de Afásicos do IEL/UNICAMP
Title Alternative: Social perspectivation in the Aphasics Social Center of IEL/UNICAMP
Author: Lima, Rafahel Jean Parintins, 1987-
Advisor: Bentes, Anna Christina, 1963-
Silva, Anna Christina Bentes da, 1963-
Abstract: Resumo: Nesta dissertação, discutimos o papel de processos cognitivo-discursivos na identificação de perspectivas sociais presentes em um grupo social composto por pesquisadores e afásicos. Objetivamos analisar movimentos convergentes e divergentes de ações cognitivo-discursivas realizadas em entrevistas de caráter temático (ALBERTI, 2004) com participantes do Centro de Convivência de Afásicos (CCA), situado no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP): um centro de interação social entre pessoas afásicas e não afásicas. Elaboramos um protocolo de entrevista que tematizou a definição, a organização grupal e a experiência individual e coletiva do CCA. Aplicamos esse protocolo em 2 (dois) sujeitos afásicos e 2 (dois) pesquisadores de um dos grupos que compõem o CCA. Por meio da análise da estruturação grupal e da produção discursiva observada, procuramos mostrar a relação entre experiências, papéis sociais e ações cognitivo-discursivas. Destacamos, nas análises discursivas das entrevistas, a descrição e a inter-relação de recategorizações, processos metadiscursivos (segmentos e metaformulações) e evocações/transformações em/de frames. Notamos, ao analisar esses construtos cognitivo-discursivos, que eles se coordenam entre si de acordo com a experiência social e os papéis grupais dos sujeitos entrevistados. Identificamos e problematizamos, no tratamento dessas divergências e convergências discursivas, a noção de perspectiva (GRAUMANN, 1993; VAN DIJK, 2012 [2008]), definida como o lugar social marcado por determinadas experiências sociais. Concluímos que o aparente "fosso" existente entre as experiências sociais de cada sujeito não impede a coesão entre suas perspectivações discursivas. Nossos resultados ajudam a compreender melhor a dinâmica de perspectivas sociais dentro do grupo e a refletir sobre os estudos de organização grupal

Abstract: In this thesis, we discuss the role of cognitive/discursive processes in the identification of social perspectives in a group composed by researchers and aphasics. We aim at analyzing cognitive/discursive actions carried out in thematic interviews (ALBERTI, 2004) with participants of the Social Center of Aphasics (CCA), located at the Language Studies Institute (IEL/UNICAMP) ¿ a center for social interactions among aphasic and non-aphasic people. We elaborated an interview about the group organization and the collective/individual experiences carried out in CCA. We interviewed 2 (two) aphasics and 2 (two) researchers, members of CCA. By means of the analysis of the group structure and the discursive production, we show the relationship among social experiences, roles and cognitive/discursive actions. Results show the inter-relation among re-categorizations, meta-discursive processes and activation of frames. In analyzing these processes, we noted that there is coordination among them, according to social experiences and roles that participants have in the group. We identified and questioned the notions of social perspective (GRAUMANN, 1993; VAN DIJK, 2012 [2008]) defined as the social location marked by some social experiences. We concluded that the existent "gap" among the involved social experiences does not prevent the cohesion among perspectives. Our results collaborate to the study of group organization and the dynamics of social perspectives in group
Subject: Grupos sociais
Perspectivação (Linguística)
Análise do discurso
Categorização (Linguística)
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Lima_RafahelJeanParintins_M.pdf2.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.