Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270410
Type: TESE
Title: Ruptura e retomada na comunicação : o processo de construção de leitura por crianças da periferia
Author: Terzi, Sylvia Bueno, 1940-
Advisor: Kleiman, Angela, 1945-
Kleiman, Angela Bustos
Abstract: Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar o processo de leitura de crianças de periferia e aspectos interacionais de trabalho em grupo. Três crianças de segunda série foram acompanhadas durante nove meses, em encontros semanais de leitura, fora do ambiente escolar. Oriundas de uma favela, elas tinham tido uma exposição muito limitada à escrita e nenhuma participação em eventos de letramento, no período pré-escolar. Na escola, tiveram um ensino voltado exclusivamente para a decodificação. Nos encontros, foram usadas atividades que favorecem a leitura em grupo, seguindo as teorias de Vygotsky e dos neovygotskianos. A complexidade das tarefas era determinada pela situação de desenvolvimento das crianças no momento. Os resultados mostram três momentos relevantes no desenvolvimento da leitura. No primeiro, as crianças redefinem o conceito de texto construído na escola - um objeto não significativo - e começam a retomar a comunicação, construindo sentido na interação com o adulto. Num segundo moménto, tem início a leitura individual. O texto é visto como objeto significativo, mas não como criação de um autor distante. No terceiro momento, as crianças começam a interagir com o autor. Nossas conclusões destacam a importância do papel do adulto na interação, durante o processo de desenvolvimento do leitor

Abstract: Not informed.
Subject: Leitura (Ensino de primeiro grau)
Linguística
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1992
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Terzi_SylviaBueno_D.pdf3.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.