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Type: TESE
Title: Mudanças na trajetoria da criança em direçao a palavra escrita
Title Alternative: Changes in the children's way towards the written word
Author: Capristano, Cristiane Carneiro
Advisor: Mattos, Maria Augusta Bastos de, 1955-
Abstract: Resumo: Tendo como temática o chamado processo de aquisição da escrita infantil, esta tese investiga o modo como a escrita de duas crianças chega a se adequar ao que prevêem as convenções escritas que determinam como devem ser feitas as delimitações por espaços em branco: de escritas estruturalmente instáveis e heteróclitas a escritas em convergência com as representações tidas como canônicas. Busca, mais especificamente, propor uma interpretação para a trajetória das crianças em direção à palavra escrita convencional. Foram selecionados para análise enunciados escritos produzidos por essas duas crianças ao longo de seus quatro primeiros anos de escolarização formal (primeira a quarta série do ensino fundamental), no período de abril de 2001 a dezembro de 2004. São examinados, prioritariamente, fatos ligados ao modo como, nesses enunciados escritos, foram distribuídos os espaços em branco. O quadro teórico-metodológico que orienta a análise refere-se ao chamado Paradigma Indiciário, tal como tematizado em Ginzburg (1989 e 2002) e em Abaurre et.al. (1997). As reflexões desenvolvidas permitiram sugerir que as segmentações escritas propostas pelas crianças modificam-se ao longo do tempo em função da mudança que se opera na relação sujeito/linguagem: uma relação complexa que envolve o Outro como instância representativa da linguagem (e da escrita em particular), a escrita na complexidade de seu funcionamento (heterogeneamente constituída) e a criança enquanto sujeito escrevente

Abstract: Having as a thematic the so called process of writing acquisition in children, this thesis investigates the way that the writing of two children comes to fit to what is predicted in the writing conventions that determines how the delimitations for blank spaces must be done: from structurally unstable writing and heteroclites to writings in accordance with the representations considered canonic. It intends, more specifically, to propose an interpretation to the children¿s way towards the conventional written word. For the analysis, there was a selection of written statements produced by these two children during their first four years of formal schooling (first to fourth grades of elementary school), from April 2001 to December 2004. Facts linked to the way these written statements were distributed in the blank spaces are prior examined. The theoretical-methodological chart that orients the analysis refers to the so called The Evidential Paradigm as themed by Ginzburg (1989 and 2002) and Abaurre et. al. (1997). The reflections developed, allowed to suggest that written segmentations proposed by the children modify with time according to the change that is verified in the relation subject/ language: a complex relation that involves the Other as a representative instance of the language (and of the writing in particular), the writing in the complexity of its functioning (heterogeneously constituted) and the child as a writing subject
Subject: Aquisição da linguagem escrita
Escrita
Crianças - Escrita
Linguagem e escrita
Oralidade - Escrita
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2007
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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