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Type: TESE
Title: Pequena taboada do teatro oswaldiano
Author: Levin, Orna Messer, 1960-
Advisor: Schwarz, Roberto, 1938-
Abstract: Resumo: Este estudo apresenta uma interpretação das peças escritas por Oswald de Andrade durante a década de 1930 - O rei da vela, O Homem e o Cavalo, A Morta -levando em consideração que a sua modernidade está associada à ruptura ideológica do movimento modernista de 1922, perceptível também nas crônicas veiculadas nojornalismo. A análise das três obras pretende ressaltar a importância do autor na renovação do teatro brasileiro, seja do ponto de vista.dos recursos cênicos empregados, seja sob a perspectiva temática, em que pesam suas idéias marxistas. A avaliação crítica apóia-se, de um lado, na comparação das peças de Oswald com o repertório da dramaturgia convencional, situando suas farsas em meio às tentativas de recriação de um teatro tipicamente nacional e aos esforços de atualização técnica dos espetáculos. Quanto a isto, a análise tem como objetivo repensar a trajetória do modernismo de 1922 a partir da dramaturgia dos anos 1930 E, por outro lado, preocupa-se em apontar a modernidade do teatro oswaldiano em relação às cópias dos modelos europeus, caracterizando seus procedimentos paródicos

Abstract: This essay presents an interpretation of the three dramatic works writen by Oswald de Andrade during the decade of 1930 -O rei da vela, O Homem e o Cavalo, A Morta - considering that its modernity is associated to the ideological rupture in the modernist movement of 1922, perceptible also in Oswald's jornalistic writings. The analysis of these three works intends to bring out the importance of Oswald de Andrade in the inovation of brazilian theatre, either because he introduced thecnical procedures, or because he introduced political subjects, particularlythe marxist ideas. On the one hand, the critical evaluati<?nis supported by the comparison of Oswald's works with the conventional dramatic repertory, placing his farses side by side with the various attempts to recriate a national theatre and the efforts to renew the mise-enscene. In this particular, the essay intends to rethink the trajetory of the modernist movement of 1922 from the point ofview ofthe dramatic works ofthe 30's. And, on the other hand, it is concerned with the demonstration of Oswald's modernity in relation to the european models, pointing out his parodie procedures
Subject: Andrade, Oswald de, 1890-1954 - Crítica e interpretação
Teatro brasileiro - História e crítica
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1995
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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