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Type: TESE DIGITAL
Title: Memórias de um escritor bem-comportado : Autran Dourado
Title Alternative: Memoirs of a dutiful writer : Autran Dourado
Author: Melo, Ana Cecília Agua de, 1975-
Advisor: Levin, Orna Messer, 1960-
Abstract: Resumo: A tese se concentra na obra do escritor mineiro Waldomiro Freitas Autran Dourado (1926-2012), especificamente a ficção longa que veio a público ao longo da década de 1960. O privilégio concedido a tal período se justifica pela existência do "ensaio-fantasia" Uma poética de romance (1973), em que se sedimenta uma narrativa de formação cuja culminância é a escrita do romance O risco do bordado (1970). Assim, depois de um capítulo inicial dedicado a Tempo de amar (1952), espécie de vestíbulo da discussão, quatro capítulos se ocupam, respectivamente, de A barca dos homens (1961), Uma vida em segredo (1964), Ópera dos mortos (1967) e o mencionado Risco. Procura-se acompanhar como essa prosa evoluiu num ambiente cultural vincado pela militância do grupo dos concretistas e depois pela onda estruturalista na crítica universitária. Ladeia a análise dos textos a atenção ao modo como a crítica jornalística e, posteriormente, a universitária justificou seu apreço às obras em questão. A título de conclusão, examina-se como o citado Uma poética de romance e outros textos de caráter autobiográfico e/ou metalinguístico projetam uma determinada noção de literatura e de criador literário, simultaneamente em convergência e em descompasso com aquelas que ganhavam força na época

Abstract: The dissertation focuses on the work of Minas Gerais writer Waldomiro Freitas Autran Dourado (1926-2012), specifically the long works of fiction released over the course of the 1960s. The privilege granted to this period is justified by the existence of the "fantasyessay" Uma poética de romance [A Poetics of the Novel] (1973), which crystallizes the formation narrative which culminates in the writing of the novel O risco do bordado [Pattern for a Tapestry] (1970). Thus, after an initial chapter dedicated to Tempo de Amar (1952), which is a kind of segue into the discussion, the following four chapters deal with A barca dos homens (1961), Uma vida em segredo [A Hidden Life] (1964), Ópera dos mortos [The Voices of the Dead] (1967) and the already mentioned Pattern, respectively. This study tracks how this prose evolved in a cultural environment marked by the militancy of adherents of [Brazilian] concretism and then by the vogue of structuralist criticism. Alongside the analysis of the texts, attention is paid to the way journalistic and later university criticism justified the appreciation of the works at issue. By way of conclusion, the cited A Poetics of the Novel and other autobiographical and/or metalinguistic texts are examined for how they present a particular notion of literature and of literary creator, simultaneously in lockstep and out of pace with those that gained momentum at the time
Subject: Dourado, Autran, 1926-2012 - Crítica e interpretação
Ficção brasileira - Séc. XX - História e crítica
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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