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Type: TESE
Title: Palavras e disparates em Borges e Ramón, sobre Historia universal de la infamia e Doña Juana la Loca, Superhistoria
Title Alternative: Words and follies in Borges and Ramón, on A Universal History of infamy and Joanna the Mad, Superhistory
Author: Grotto, Livia, 1981-
Advisor: Gárate, Miriam, 1960-
Garate, Miriam Viviana
Abstract: Resumo: Este trabalho de doutorado sobre os livros História universal da infâmia de Jorge Luis Borges e Doña Juana la Loca, Superhistoria de Ramon Gomez de la Serna divide-se em duas partes. A primeira, "Borges e Ramon nas revistas literarias espanholas e argentinas, 1919- 1949", contextualiza a relacao desses dois escritores, sobretudo atraves dos periodicos com os quais colaboraram de 1919 a 1949. A segunda parte compreende tres capitulos, destinados a comparar os livros História universal e Doña Juana. O primeiro deles, "Os percursos da voz, um escritor inexperiente e um super-escritor", parte dos prologos desses livros para abordar a construcao da voz dos narradores, observando as suas implicacoes na imagem dos autores implicitos. "Palavras e disparates, sobre as criaturas infames e super-historicas", segundo capitulo, considera os autores implicitos na sua relacao com os personagens de ficcao. O terceiro capitulo, "A epistemologia de Historia universal e a Superhistoria, ciencia literaria", busca aprofundar os sentidos de "Historia universal" e de "Super-historia" que aparecem nos titulos dos livros, a partir de um corte sincronico que esboca as discussoes criticas e epistemologicas que envolveram o campo da Historia no inicio do seculo XX. O ultimo texto deste trabalho intitula-se "Emblemas do cristal em Borges e Ramon". A maneira de um epilogo, retraca o projeto inicial deste estudo, baseado na conferencia-ensaio de Italo Calvino, "Exatidao" (Seis propostas para o próximo milênio)

Abstract: This doctoral thesis on Jorge Luis Borges' A Universal History of Infamy and Ramon Gomez de la Serna's Doña Juana la Loca, Superhistoria is divided into two parts. The first one entitled "Borges and Ramon in the literary Spanish and Argentine magazines, 1919-1949" discusses in its proper context the relationship between these two authors, especially through the periodical magazines where both collaborated from 1919 to 1949. The second part includes three chapters that compare the books A Universal History and Doña Juana. The first one, "The distances of the voice, an inexpert writer and a superwriter ", departs from the prologues of both books in order to approach the construction of the narrator's voice, observing their implications in the image of implicit authors. "Words and follies, on the infamous and super historical creatures" considers both implicit writers in their relation with fictional characters. The third chapter entitled "The epistemology of Universal History and the Superhistory, literary science" aims to deepen the sense of "Universal History" and "Superhistory" present in the titles of the books, from a synchronous cut that outlines critical and epistemological discussions that involved the field of History in the beginning of the 20th century. Finally, the epilogue of this work, "Emblems of the crystal in Borges and Ramon", returns to the initial goal of this thesis, based on Italo Calvino's conference called "Exactitude" (Six Memos for the Next Millennium)
Subject: Gómez de la Serna, Ramón, 1888-1963. Doña Juana de la Loca, Superhistoria - Crítica e interpretação
Borges, Jorge Luis, 1899-1986. Historia universal de la infamia - Crítica e interpretação
Literatura comparada
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2013
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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