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Type: TESE DIGITAL
Title: J.-K. Huysmans : tradução comentada de escritos sobre arte (1867-1905)
Title Alternative: J.-K. Huysmans : a commented translation of writings on art (1867-1905)
Author: Rolim, Adriano Lacerda de Souza, 1984-
Advisor: Siscar, Marcos, 1964-
Siscar, Marcos Antonio, 1964-
Abstract: Resumo: Apresenta-se a seguir uma tradução comentada de textos sobre arte de Joris-Karl Huysmans, romancista e crítico francês que viveu entre 1848 e 1907. Figura constante nos salões do XIX desde a juventude, J.-K. Huysmans foi dinâmico em sua crítica sobre arte: advogou a favor do impressionismo de Édouard Manet e Edgar Degas; reservou longas e elogiosas páginas ao simbolismo de artistas como Gustave Moreau e Odilon Redon; por fim, convertido ao catolicismo, encantou-se com a arte religiosa de primitivos alemães, em cujo "naturalismo espiritualista" encontraria a síntese de seu itinerário estético, sobretudo nas obras de Mathias Grünewald. Dados o combate aos academicismos então em voga e as aspirações modernas presentes no autor, a fortuna crítica coloca o conjunto de seus textos sobre arte ao lado daqueles de Diderot ou Baudelaire. Huysmans chegaria a publicar volumes sobre arte: L¿Art moderne (1883), Certains (1889) e Trois Primitifs (1905). Entretanto, apesar de em cada um deles haver uma predominância temática (impressionismo, simbolismo e arte religiosa respectivamente), são todos coletâneas de textos antes publicados na imprensa e os assuntos quase sempre se misturam ¿ seja em resenhas de salões, comentários sobre pintores específicos ou acerca de determinada obra. Por isso, em vez de escolher um ou outro livro crítico publicado por Huysmans, proponho traduzir e comentar uma seleta dos textos considerados mais representativos das particularidades do autor e a um só tempo de questões estéticas essenciais no contexto finissecular

Abstract: The present work is a commented translation of writings on art by Joris-Karl Huysmans, a french critic and novelist who lived from 1848 to 1907. An assiduous habitué of 19th Century¿s high society salons since his youth, J.-K. Huysmans was miscellaneous in his essays: he has favored Édouard Manet¿s and Edgar Degas¿ Impressionism, spared long and complimentary pages to the Symbolism of the likes of Gustave Moreau and Odilon Redon, and finally, after conversion to Catholicism, he was enraptured by the religious art of German Primitivism, in which "spiritual naturalism" he was to find the synthesis of his aesthetics itinerary, above all in Mathias Grünewald¿s works. Considering the engagement against the academicism of Huyman¿s days and his modern aspirations, his essays are placed by the critical fortune alongside Diderot¿s and Baudelaire¿s. Huysmans has published some volumes on art ¿ L¿Art moderne (1883), Certains (1889) e Trois Primitifs (1905). However, albeit each one of these has a predominant theme (respectively Impressionism, Symbolism and religious art), all of them are collections of texts first published on the press and the subjects almost always merge ¿ no matter if it is a salon review, a comment on a specific painter or work. Thus, instead of choosing from the critical essays books published by Huysmans himself, we propound to translate and comment a selection of the material which present simultaneously the author¿s most representative particularities and the essential fin de siècle aesthetic questions
Subject: Huysmans, J.-K. (Joris-Karl), 1848-1907 - Traduções para o português - Crítica e interpretação
Crítica de arte
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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