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Type: TESE
Title: Uma questão autobiográfica : o sujeito nos escritos confessionais de Walter Benjamin
Title Alternative: An Autobiographic question : the subject on Walter Benjamin s Confessional writing
Author: Loterio, Guaraciara R., 1983-
Advisor: Seligmann-Silva, Márcio, 1964-
Silva, Marcio Orlando Seligmann
Abstract: Resumo: A intenção inicial desta pesquisa era analisar a maneira como se constitui o sujeito ao longo dos escritos confessionais de Walter Benjamin, levando em consideração os movimentos e possíveis transformações que lhe seriam essenciais. Para tanto, pretendi levar em conta a forma peculiar pela qual Benjamim se constrói como sujeito nessas narrativas, isto é, rompendo com a ideia de linearidade e transparência de si. Deste modo, o autor parece possibilitar o desenvolvimento de uma leitura alçada na imagem e na representação desse sujeito dentro da autoescritura. Tal leitura visa lidar com as constantes transformações - que, por vezes, chegam até mesmo a expressar contradições - sofridas pelo sujeito benjaminiano ao longo dos textos. No princípio, parti da hipótese de que o termo "confessional" e o termo "autobiográfico" seriam sinônimos. Deste modo, a pergunta pela "escrita confessional" benjaminiana se confundiria com a questão da autobiografia na obra do autor. Posteriormente, e por uma questão paradigmática no que tange ao andamento do trabalho, percebi que a escrita do sujeito benjaminiano mescla momentos confessionais e testemunhais, inaugurando, segundo creio, um novo viés dentro da escritura autobiográfica. Proponho-me a desenvolver este trabalho a partir da leitura das seguintes obras de Walter Benjamin: Infância em Berlim por Volta de 1900 (Berliner Kindheit um Neunzehnhundert); Crônica Berlinense (Berliner Chronik) e Diário de Moscou (Moskauer Tagebuch). Tal recorte foi feito tomando por base o realizado por Gerhard Richter em seu artigo "Acts of Self-Portraiture: Benjamin's Confessional and Literary Writings", publicado pela primeira vez em 2004 no The Cambridge Companion to Walter Benjamin1

Abstract: The original intention of this research was to examine how the subject constitutes itself through the confessional writings of Walter Benjamin, taking into consideration the movements and possible changes that would be essential to it. Therefore, I wanted to take into account the peculiar way in which Benjamin constitutes it as a subject into these narratives, i.e., rupturing the idea of linearity and transparency of it. Thus, the author appears to enable the development of competence in a read image and a representation of the subject within his 'self writing'. This reading aims to deal with the constant transformations - which sometimes even expresses contradictions - suffered by Benjamin's subject over the texts. At the beginning, I staged the hypothesis that the term "confessional" and the term "autobiographical" were synonymous. Thus, the question of Benjamin's "confessional writing" became merged with the matter of autobiography in his works. Later, as a paradigm regarding the working process, I realized that Benjamin's 'self writing' and its subject merge confessional and testimonial moments, presenting what I think it is a new bias into the autobiographical writing. I propose to develop this work from the following works of Walter Benjamin: Berlin Childhood around 1900 (Berliner Kindheit one Neunzehnhundert); Berliner's Chronicle (Berliner Chronik) and Moscow's Diary (Moskauer Tagebuch). This selection was done by taking the base held by Gerhard Richter in his article "Acts of Self-Portraiture: Benjamin's Confessional and Literary Writings", first published in 2004 in The Cambridge Companion to Walter Benjamin.2
Subject: Benjamin, Walter, 1892-1940 - Crítica e interpretação
Sujeito (Analise do discurso)
Autobiografia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2013
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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