Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270049
Type: TESE
Title: Livros à venda = presença de romances em anúncios de jornais
Title Alternative: Books for sale : the presence of novels in newspapers advertisements
Author: Mançano, Regiane
Advisor: Abreu, Márcia
Abreu, Márcia Azevedo de
Abstract: Resumo: A presença de romances no Rio de Janeiro, na primeira metade do século XIX, pode ser estudada por meio de anúncios veiculados em três dos principais jornais fluminenses em circulação no século XIX: o Correio Brasiliense (W. Lewis: Londres, 1808-1822), a Gazeta do Rio de Janeiro (Impressão Régia: Rio de Janeiro, 1808-1822) e o Jornal do Commercio (Pierre Plancher: Rio de Janeiro, 1827-1844). Em um período de crescente acesso aos periódicos, os livreiros passaram a utilizar este veículo para divulgar ao público as obras de suas prateleiras. A partir da análise desse material, é possível obter informações sobre os livreiros mais atuantes, sobre os títulos de maior divulgação, sobre a materialidade dos impressos e seu preço, bem como sobre os critérios de valorização das obras e sobre as estratégias empregadas para o convencimento do possível comprador. As estreitas relações entre a propaganda e a crítica literária, que começava a ser divulgada em periódicos, também podem ser observadas. Com isto, a análise da publicidade de romances pode auxiliar a compreensão do processo de difusão e consolidação do gênero no Brasil

Abstract: The presence of novels in Rio de Janeiro, in the first half of the nineteenth century, can be studied through the advertisement published in three of the major newspapers in Rio de Janeiro: Correio Brasiliense (W. Lewis: London, 1808-1822), Gazeta do Rio de Janeiro (Royal Printing: Rio de Janeiro, 1808-1822) and Jornal do Commercio (Pierre Plancher: Rio de Janeiro, 1827-1844). In a period of increasing access to periodicals, booksellers began to use them to make public the books available in their bookstores. The analysis of this material provides information about the most active booksellers, about the most advertised books, about the materiality of those books and their prices. It is also possible to exam the criteria used to evaluate the novels and the strategies employed to convince the possible clients to buy a book. It is also possible to observe the close relationship between advertisement and literary criticism that began to be published in periodicals. Therefore, the analysis of novels' advertisement may help to understand the process of diffusion and consolidation of the genre in Brazil
Subject: Romance
Publicidade
Jornais
Seculo XIX
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Mancano_Regiane_M.pdf13.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.