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Type: TESE
Title: As Cartas chilenas entre a sátira e a epístola : uma leitura retórico-ético-poética da obra atribuída a Tomás Antônio Gonzaga
Title Alternative: The "Chilean letters" between the satire and the epistle : a rethorical-ethical-poetical reading of the work attributed to Tomás Antônio Gonzaga
Author: Nascimento, Ana Paula Gomes do, 1980-
Advisor: Pécora, Alcir, 1954-
Pécora, Antonio Alcir Bernárdez
Abstract: Resumo: O estudo das Cartas chilenas, obra atribuída a Tomas Antonio Gonzaga (1744- ca.1810), e proposto através da analise desta como obra inserida numa instituição retórica, reguladora das praticas de representação ate o século XVIII. Para isso, faz-se necessário uma investigação acerca do gênero da obra, que identificamos como uma epistola satírica. De fato, o próprio título dela revelaria o seu caráter de epistola, ao passo que o seu conteúdo demonstraria a sua natureza satírica. Porem, o levantamento da trajetória da recepção critica da obra - realizada por FURTADO em 1997 - evidencia que, de maneira geral, tendeu-se a classificá-la principalmente como documento historiográfico capaz de revelar os antecedentes da Inconfidência Mineira, do que como documento literário dotado de formas historicizadas. Desse modo, a tradição critica parece ter se concentrado em possíveis eventos históricos, sem, no entanto, levar em conta a historicidade do aspecto retórico-ético-poético da obra. O trabalho efetua, portanto, uma leitura retoricamente orientada das cartas e espera contribuir para uma nova abordagem da obra. São estudadas as técnicas da ecfrase e da etopeia, mostrando-se como são significativas as "caricaturas" presentes nas Cartas chilenas. Busca-se demonstrar que na obra coexistem as imitações icastica e fantástica, de modo que em algumas cartas a ênfase recai sobre os aspectos histórico-particulares e em outras sobre os poéticos/universais. Estuda-se, ainda, a presença da tópica do soldado fanfarrão, o miles gloriosus da comedia romana ou o alazon da comedia grega. Aproxima-se, por fim, as figuras de Fanfarrão Minesio e de Dom Quixote

Abstract: The present study proposes to analyze Chilean Letters, a work attributed to Tomas Antonio Gonzaga (1744-ca.1810), in terms of its place within a rhetorical institution, which regulated representation practices until the 18th century. Thus, an investigation regarding the genre of the work is necessary, which we identify as a satirical epistle. In fact, the title itself reveals its epistolary nature, while its content demonstrates its satirical nature. However, a survey of the trajectory of the critical reception of the work - carried out by Furtado in 1997 - evidences that, in general, it tended to be classified mainly as a historiographical document that could reveal the events leading up to the Minas Conspiracy, rather than as a literary document with historicized patterns. Therefore, the critical tradition seems to have concentrated on possible historical events, without, however, taking into account the historicity of the rhetorical-ethical-poetic aspect of the work. The present study thus carries out a rhetorically-guided reading of the letters and intends to contribute to a new approach to the work. The techniques of ekphrasis and ethopoeia are studied, revealing the significance of the "caricatures" present in Chilean Letters. We aim to demonstrate that icastic and phantastic imitations coexist in the work, such that in some letters the emphasis falls on historical/specific aspects and in others on poetic/universal aspects. The presence of the topic of the braggart soldier is also studied, miles gloriosus in Roman comedy or alazon in Greek comedy. Finally, the figures of Fanfarrao Minesio and Don Quixote will be approximated
Subject: Sátira
Retórica
Poética
Ética
Cartas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2012
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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