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Type: TESE
Title: A socio-construção da leitura em lingua estrangeira sob a perspectiva dos novos estudos do letramento
Title Alternative: The social construction of reading in foreign language from the New Literacy Studies perspective
Author: Seabra, Denise
Advisor: Terzi, Sylvia Bueno, 1940-
Abstract: Resumo: Neste estudo, examina-se a sócio-construção da leitura em sala de aula de língua estrangeira a partir de pressupostos dos Novos Estudos do Letramento - NLS (Street 1984, Barton 1994) relacionando-a à situação de letramento dos sujeitos pesquisados. Nessa perspectiva, considera-se a leitura como uma prática de letramento (Barton, 1994), tomando-se como objeto de análise os modos socioculturais gerais de usar a leitura e escrita que os participantes produzem num evento de letramento (Heath, 1983). A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso que adota parâmetros de coleta e análise dentro de um quadro interpretativo. Trata-se de um instrumental que permite dar conta de responder às necessidades de construção, análise e interpretação dos dados e aos processos de interesse desta pesquisa. O estudo foi realizado em um Instituto de Idiomas localizado no interior de São Paulo, durante curso de inglês de nível intermediário, ministrado por esta professora-pesquisadora, tendo como sujeitos-focais quatro aprendizes-adultos com letramento escolar de nível superior em diferentes áreas do conhecimento. De acordo com os dados analisados foi possível identificar que, por estabelecerem uma relação profunda com a escrita e seus usos sociais, os alunos conseguem interpretar textos escritos construindo sentidos que não estão ligados estritamente ao nível lingüístico, mas constituídos em nível sociocultural, ou seja, inseridos em um contexto sócio histórico determinado

Abstract: This study examines the social construction of reading during a foreign language class from the perspective of the New Literacy Studies (Street 1984, Barton 1994) and relating this social construction to the literacy background of the participants. According to this perspective, reading is considered as a literacy practice (Barton, 1994) and the focus is on social and cultural ways in which reading and writing are used as tools during a literacy event (Heath, 1983). A case study was conducted using an interpretative framework for both, the data collection and the analysis, due to the fact that we considered it to be a tool which would meet the needs of construction, analysis and interpretation of the data and the interests of this research. The study was carried out in a Language Institute located in São Paulo state during an Intermediate Level English course. The researcher, who was also the teacher during this course, had four students as participants, each one of them with a bachelor degree in a different area of expertise. According to the analysis of the data, it was possible to identify that these participants had established a very deep relationship with the social uses of written language which made possible for them to interpret written texts going beyond the linguistic level, being able to build meaning and situating this meaning socially and historically
Subject: Língua estrangeira - Estudo e ensino
Lingua estrangeira - Leitura
Letramento
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2007
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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