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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Silvana Mabel Serrani-Infantept_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.format.extent210 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleSer professor (brasileiro) de lingua inglesa : um estudo dos processos identitarios nas praticas de ensinopt_BR
dc.contributor.authorBaghin-Spinelli, Debora Cristina Mantellipt_BR
dc.contributor.advisorSerrani, Silvana Mabel, 1955-pt_BR
dc.contributor.advisorSerrani-Infante, Silvana Mabelpt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo teve por objetivo investigar e compreender mais ampla e profundamente os processos identitários vivenciados pelo sujeito nos espaços de formação de professores de língua inglesa em universidades brasileiras. Trabalhando transdisciplinarmente com a Análise de Discurso e partindo da concepção de que sujeito e sentido se constituem ao mesmo tempo, histórica, social e ideologicamente, analisamos o funcionamento discursivo de Práticas de Ensino de Língua Inglesa de universidades públicas e particulares do interior dos Estados de Minas Gerais e de São Paulo. Focalizamos neste estudo, as representações imaginárias do sujeito em relação a objetos do discurso, tais como: língua portuguesa; povo/cultura brasileiros; língua inglesa; povo/cultura anglo-saxões; ensinar língua inglesa; professor (formado e em formação) desse idioma, e formar professores de língua inglesa, construídas por ressonâncias discursivas de modos de dizer e de itens lexicais nesses contextos. O nosso corpus foi formado por gravações em áudio e vídeo de aulas dessas Práticas, aplicações de questionários e trocas de diários dialogados com alguns alunos-professores. Na análise, pudemos observar que os gestos de interpretação do que seja um professor de língua inglesa, ensinar esse idioma e formar esse professor na universidade, constituíram-se por ressonâncias de modos de dizer (de)negatório, comparativo e modalizador deôntico, principalmente. A configuração dos mecanismos enunciativos dos sujeitos nesses modos de dizer nos permitiu detectar duas formações discursivas (FDs) principais, que denominamos: FD da falta e FD da excelência. A análise das condições de produção do discurso nesses contextos nos mostrou que o público nacional brasileiro é marcado pela falta, em contraposição à completude dos povos norte-americano e britânico - um processo comparativo pautado em representações homogeneizantes de nação, povo e língua, negados em sua pluralidade e heterogeneidade constitutivas. A representação mais decisiva, a nosso ver, para a constituição da identidade de professor brasileiro de língua inglesa na universidade, diz respeito à de falante nativo de língua inglesa, cuja relação com o idioma é idealizada em um estado de perfeição, onde não há espaço para conflitos e/ou contradições. Detectamos aí uma modulação da FD da falta, denominada FD da falta relativizada, que diz respeito à representação do aprendiz brasileiro de língua inglesa enquanto indivíduo em processo de alcançar esse lugar do outro-nativo. ... Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digitalpt
dc.description.abstractAbstract: The aim ofthis study was to analyse and comprehend the identity processes experienced by the subject in English teacher education programs in Brazilian universities. Six Brazilian undergraduate institutions for Foreign Language (FL) teachers in the eastem States of Minas Gerais and São Paulo were investigated. We worked within a transdisciplinary approach that includes questions and concepts from applied linguistics and discourse analysis. ln this perspective, the subject and the senses are socio-historically and ideologically constituted in concurrent processes. This study focused the representations of Portuguese language; English language; Brazilian people/culture; Anglo-Saxon peoplelculture; English language teaching; English teaching; English (pre-service) teacher, and English teacher training, built by 'discursive resonances', that is, expressive recurrences, which allow us to infer 'discursive formations' (DF), understood as enunciative regularities within a field ofknowledge. We gathered the corpus with teachers and student-teachers in these institutions, by video and audiotaping some lessons, administering questionnaires to some student-teachers, and by exchanging personal diaries with some of them. ln the analysis, interpretation gestures of what might be an English teacher, English teaching and training, were constituted by the resonance of refusing, comparative and cientific-like 'enuciating modes' concurring to two main DF's which we denominated Lacking DF and Excellence DF. The analysis of the production of discourse in these teacher training contexts showed that the eastem Brazilian constitution of subjects is marked by the lack in relation to the british and/or north-american ones who are marked by the wholeness - a comparative process based on homogeneous representations of Nation, people and language,denied in their plurality and heterogeneous condition. The most important representation to the English teacher identity constitution was, according to us, the English native-speaker one, whose idealized relation with the target-language points to no conflicts or contradictions within it. Lacking DF presented this way a modulating form denominated Partial Lacking DF, that is, the Brazilian English leamer represented as the one who is in the process of reaching the native-speaker place. ln that search of reaching the native place, Certificates taken from English lnstitutes or specific organizations seemed to be the garantee of reaching that place, senses that we denominated Legitimating DF, an Excellence DF modulating form. ... Note: The complete abstract is available with the full electronic digital thesis or dissertationsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.citationBAGHIN-SPINELLI, Debora Cristina Mantelli. Ser professor (brasileiro) de lingua inglesa: um estudo dos processos identitarios nas praticas de ensino. 2002. 210 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269823>. Acesso em: 1 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua Estrangeirapt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Linguística Aplicadapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameLagazzi, Suzypt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBolognini, Carmen Zinkpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGrigoletto, Marisapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCarmagnani, Anna Maria Grammaticopt_BR
dc.date.defense2002-03-26T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-01T17:36:24Z-
dc.date.accessioned2018-08-01T17:36:24Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-01T17:36:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Baghin-Spinelli_DeboraCristinaMantelli_D.pdf: 6673263 bytes, checksum: ed5dd96c17d5b86e3888821cb1244225 (MD5) Previous issue date: 2002en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269823-
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