Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269820
Type: TESE
Title: A gramatica e os conhecimentos linguisticos em livros didaticos de lingua portuguesa para o ensino fundamental II (5ª a 8ª series)
Title Alternative: Grammar and linguistic knowledge in Portuguese primary school text books II (5th to 8th grades)
Author: Manini, Daniela, 1974-
Advisor: Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952-
Abstract: Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é analisar como livros didáticos de Português (LDP) atuais, isto é, produzidos após a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN) e as avaliações do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), desenvolvem o ensino de gramática, frente que gera várias discussões na comunidade acadêmico-científica sobre que gramática ensinar e sob qual metodologia e muitas dúvidas aos professores de Português em exercício. Para tanto, esta dissertação é dividida em quatro capítulos: o primeiro - Gramática: histórico e fundamentação teórica - discorre sobre as primeiras discussões acerca da linguagem na cultura ocidental, de cunho filosófico, e que resultaram no aporte teórico da gramática tradicional, da tradição gramatical e dos estudos da Linguística Moderna. O segundo - A gramática na história da disciplina Língua Portuguesa e do LDP: tratamento didático e propostas teóricometodológicas - apresenta o desenvolvimento da disciplina Língua Portuguesa no Brasil e do LDP, ressaltando, em ambos os casos, o tratamento didático dado à gramática; além disso, apresenta algumas das principais propostas para o ensino de gramática feitas por linguistas brasileiros. O terceiro - Parametrização do ensino de gramática: PCN e PNLD - analisa a(s) proposta(s) para o ensino de gramática feita(s) pelos PCN e traz um breve histórico sobre o PNLD, com destaque para a evolução dos critérios de avaliação dos conhecimentos linguístico-gramaticais ao longo das edições do Programa (1999, 2002, 2005, 2008). O quarto - O que fazem os LDP - análise do corpus selecionado - traz a análise de volumes de três coleções didáticas com perfis distintos em relação à concepção de ensino de língua e ensino de gramática, aprovadas pelo PNLD/2008.

Abstract: The general objective of this research is to investigate how current Portuguese school books (LDP), which have been produced after the elaboration of the National Portuguese Curriculum (NPC) and after being evaluated by the textbook national program (PNLD), develop the teaching of grammar. The teaching of grammar and its different methodologies have been subject of discussion among academics and generates many doubts among Portuguese teachers. This dissertation is divided into four chapters. The first (Grammar: History and theoretical background) deals with he first philosophical discussions about language in Western culture, which provided theoretical background to the traditional grammar, the tradition of grammar and Modern Linguistic studies. The second (Grammar in the history of Portuguese Language teaching and LDP) provides an overview of the development of the subject "Portuguese Language in Brazil" and LDP, giving emphasis to the didactic approach to grammar. Chapter 2 also presents some of the main proposals to the teaching of grammar by Brazilian linguists. The third chapter (Parameters of the teaching of Portuguese: PCN e PNLD) analyses the proposal(s) to the teaching of Portuguese done by PCN. It also presents a brief history of PNLD, focusing on the evolution of the evaluation criteria of linguistic and grammar knowledge throughout the four editions of the Program (1999, 2002, 2005, and 2008). The fourth chapter (What the LDP Do - Analysis of Corpus) analyses the teaching of grammar and language in some volumes of three different text book collections, which have been approved by PNLD/2008.
Subject: Programa Nacional de Livros Didaticos
Livros didaticos - Língua portuguesa
Língua portuguesa - Gramática
Parâmetros curriculares nacionais
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2009
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Manini_Daniela_M.pdf5.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.