Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269773
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Maria Rita Salzano Moraespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.format.extent230 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titlePerspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica : subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeirapt_BR
dc.title.alternativeCritical perspectivism, discourse interpretation and pedagogical interaction : subsidies to a critical readming proposal from english as a foreign language textbookpt_BR
dc.contributor.authorBrahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattospt_BR
dc.contributor.advisorMoraes, Maria Rita Salzano, 1949-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.subjectCríticapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectPerspectivismo criticopt_BR
dc.subjectLingua estrangeira - (Ingles)pt_BR
dc.subject.otherlanguageCritical readingen
dc.subject.otherlanguageTextbooksen
dc.subject.otherlanguageCritical perspectivismen
dc.subject.otherlanguageForeign language (English)en
dc.description.abstractResumo: Esta investigação foi realizada através da abordagem qualitativa de pesquisa, do tipo pesquisa-ação, orientada por reflexões teóricas sobre concepções de discurso, leitura crítica e tipos de interação pedagógica. O objetivo foi avaliar - através de análises de eventos pedagógicos selecionados a partir da interação em sala de aula - uma proposta de intervenção pedagógica em um contexto de formação de professores de inglês, ou seja, o Curso de Letras. Essa proposta foi guiada pelo "perspectivismo crítico" a partir do qual sugerimos uma prática de leitura que contemplasse, por um lado, os textos e o tema ("o mundo do trabalho") presentes no livro didático de inglês, e, por outro, textos externos, de mesmo tema, que apresentassem perspectivas discursivo-ideológicas diferentes. Sendo assim, nossa análise teve como corpus as análises pré-pedagógicas e cinco aulas registradas em que atuamos como professora-formadora/pesquisadora, a partir das quais investigamos os efeitos de vários tipos de interação pedagógica que ocorrem no processo de leitura crítica que parte de uma interpretação textual, para então chegar a uma interpretação do discurso, apoiando os alunos na reflexão sobre aspectos ideológicos subjacentes, levando-os a um posicionamento de aliança ou de resistência. Para isso, o estudo foi teoricamente embasado por concepções de análise crítica do discurso, leitura crítica e por tendências interacionistas neo-vygotskianas. As análises nos mostraram que uma aula de leitura que se quer crítica pode acontecer através de diferentes tipos de interação pedagógica, sendo em alguns momentos mais e, em outros, menos contingentes. O processo de reflexão crítica sobre discursos deve partir, necessariamente, de um entendimento do discurso em si. Como professora-formadora tivemos, em alguns momentos, um papel importante de apoio nas interpretações textuais e discursivas e, em outros momentos, os alunos mostraram autonomia nas interpretações discursivo-ideológicas. Concluímos que é possível fazer um trabalho de leitura crítica com textos de um livro didático se o professor-formador alterar o modo de utilização do material, inserindo outros textos sobre o mesmo tema que apresentem perspectivas discursivo-ideológicas diferentes.pt
dc.description.abstractAbstract: This investigation was carried out through a qualitative approach study and action research, supported by theories about discourse analysis, critical reading and pedagogical interaction. The main goal was to evaluate a pedagogical proposal in an EFL teacher education course. This proposal was based on the critical perspectivism - a pedagogical practice which uses texts and theme (the world of work) from an EFL textbook and other authentic texts. All these texts have different ideological perspectives. The corpora were the pre-pedagogical analyses and five registered classes that were analysed to investigate the different types of pedagogical interaction effects. This was carried out in a critical reading process, which initiates with text interpretation, leading to discourse interpretation and supporting the students in the process of ideological critical reflection, therefore positioning them differently.The analyses showed that a critical reading class can take place in either a onological or a dialogical way. The critical reflection process has to start by an understanding of the discourse itself. As a researcher and an educator-teacher we had an important role concerning the scaffolding to lead students to different discourse positionings; on the other hand they had some autonomy. We have also concluded that it is possible to make a critical pedagogical work with texts from an EFL textbook if the educator-teacher changes the way of using the textbook adding to his work texts with different ideological perspectives.en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.citationBRAHIM, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos. Perspectivismo critico, interpretação discursiva e interação pedagogica: subsidios para uma proposta de leitura critica a partir do livro didatico de ingles como lingua estrangeira. 2008. 230 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269773>. Acesso em: 12 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineLingua Estrangeirapt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Linguística Aplicadapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMaher, Terezinha Machadopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameVeras, Maria Viviane do Amaralpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAmarante, Maria de Fatima Silvapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePereira, Ariovaldo Lopespt_BR
dc.date.available2018-08-12T07:26:51Z-
dc.date.accessioned2018-08-12T07:26:51Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-12T07:26:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Brahim_AdrianaCristinaSambugarodeMattos_D.pdf: 1893537 bytes, checksum: 5110d88e051bfaf6f9aa973be160bc71 (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269773-
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Brahim_AdrianaCristinaSambugarodeMattos_D.pdf1.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.