Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269770
Type: TESE
Title: Identidade itine(r)rante = o (des)contínuo (des)apropriar-se da posição de professor de língua estrangeira
Title Alternative: Intinerant identity : the (des)continuing (mis)appropriation of the position of foreign language teacher
Author: Tavares, Carla Nunes Vieira
Advisor: Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-
Abstract: Resumo: Esta investigação tem como objetivo discutir os possíveis deslocamentos na constituição identitária do professor de língua estrangeira, especialmente de inglês, da educação básica, durante um processo de formação contínua. A hipótese direcionadora é de que os deslocamentos resultam da possível instauração de uma relação entre sujeitos de linguagem, e não necessariamente do processo de conscientização e reflexão promovido durante a formação. A fim de investigar essa questão, a pesquisa valeu-se da relação de afetação entre dois campos, a saber, os estudos sobre o discurso e a Psicanálise, em especial no que concerne às noções de linguagem, língua e sujeito. Os pressupostos principais que direcionam a pesquisa postulam a constituição identitária como uma construção discursiva flexível e contínua, que se dá por meio de identificações estabelecidas ao longo de toda a vida; e que uma relação entre sujeitos produz um laço social, cujo resultado é um reposicionamento discursivo que enseja a produção de algo novo e próprio do sujeito. Metodologicamente, a pesquisa se estabeleceu a partir da observação de um curso de formação contínua durante um ano e da coleta e análise de depoimentos, entrevistas, produções escritas dos professores participantes, bem como das minhas notas de campo enquanto pesquisadora. O olhar da análise enfocou os sentidos produzidos pelos dizeres que constituem o corpus da pesquisa, assim como os manejos observados em situações discursivas durante algumas intervenções de professores ministrantes do curso. Percebeu-se que a constituição identitária dos professores é construída por meio da imbricação de discursos que ora apontam para uma apropriação ideal da posição de professor, ora para uma imagem faltosa, desvalorizada tanto socialmente como pelos próprios professores. Observou-se, ainda, que os sutis deslocamentos na imagem que estes fazem de si, de seu ensino e da língua que devem ensinar resultam de um laço social sob a lógica predominante do discurso universitário

Abstract: This research aims at the discussion of possible subtle changes in the identity of the foreign language teacher, especially the English teacher in basic education, during the process of continuous education. The primary hypothesis is that the changes result from the possible establishment of a relationship between language subjects, and not necessarily from an awareness or reflection fostered during teacher's education. In order to investigate this matter, we resorted the contribution of two fields, that is, the studies about discourse and psychoanalysis, particularly that which concerns the notion of language, idiom and subject. The main presupposition which conducts the research affirms the identity constitution as a flexible and continuous discourse construction which happens via identifications established throughout life. Also, that a relationship among subjects produces a social bond which results in a discourse repositioning which will give occasion to the production of something new and singular coming from the subject. Methodologically, the research grew from the observation - during a year - of a teacher education program, as well as from statements, interviews, texts from the participating teachers, which were gathered and analyzed, and field notes from the researcher. The analysis of the corpus focused the possible meanings produced by the teachers' discourses, as well as the manoeuvres observed in discursive situations during some interventions by the ministering teachers of the program. It was possible to observe that the identity constitution of the participating teachers in continuing education is built through discourse overlappings which point at times to an ideal incorporation of the teacher position, and at other times to an incomplete self image, undervalued both socially as well as by teachers themselves. It was further noticed that subtle changes in the image these have of themselves, their teaching practice and the language they must teach result from a social bond under the predominant logic of the discourse of the university
Subject: Formação de professores
Identidade
Sujeito
Discurso
Língua estrangeira - Estudo e ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2010
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Tavares_CarlaNunesVieira_D.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.