Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269761
Type: TESE
Title: E-mails no contexto de gestão de ensino e aprendizagem de ingles como lingua estrangeira : relações de poder-saber
Title Alternative: E-mails in a managerial context of teaching and learning English as a foreign language : power-knowledge
Author: Trifanovas, Terezinha Rivera, 1961-
Advisor: Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa é caracterizada pelo estudo de caso de um curso de idiomas, oferecido por uma empresa multinacional aos seus funcionários. A partir de uma perspectiva discursiva, empreende-se à análise dos e-mails trocados entre coordenadores, professores e alunos. Em termos gerais, objetiva-se a problematizar as relações de poder-saber em contexto virtual de gestão de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Mais especificamente, visa-se a discutir o discurso de autonomia do sujeito em EaD; questionar o uso dos e-mails em contexto de gestão de ensino; e refletir sobre práticas discursivas naturalizadas de tecnologias do eu. Para isso, parte-se da hipótese de que o discurso pedagógico está totalmente permeado pelo discurso empresarial, de bases neoliberais, que considera a fórmula ¿gestão de qualidade¿ a resposta para o ensino de qualidade. Indaga-se, ainda, sobre o funcionamento do contexto de gestão de ensino de qualidade; a legitimação de mecanismos de relações de poder-saber e as conseqüências na constituição das subjetividades. O dispositivo analítico mostra que a constituição das subjetividades é resultante do agenciamento produzido a partir do exame, da vigilância e da confissão, no caso dos professores, e do perfil de autonomia, da conscientização e da delegação de responsabilidades, no caso do aluno. Sub-repticiamente, estes dispositivos discursivos, controlados sinopticamente, vão sendo internalizados e naturalizados pela repetição de práticas discursivas, a ponto de se tornarem invisíveis, ocultando, por isso, o exercício do poder que permite o agenciamento das subjetividades que engloba a todos como uma rede, em que uns controlam outros e vice-versa

Abstract: This research is a case study of a language course offered by a multinational company to its employees. From a discursive perspective we undertake an analysis of the emails exchanged amongst coordinators, teachers and students. In general terms, we intent to bestow a discussion of the power-knowledge relationship found in a virtual managerial context of teaching and learning English as a foreign language. More specifically, our purpose is to discuss the autonomy discourse of the subject in distance learning; to question the use of e-mails in managerial context of teaching; and to ponder about naturalized discursive practices of technology of the self. In order to achieve this, we begin with the hypothesis that the pedagogical discourse is totally entangled by the neoliberal corporate discourse which considers the ¿quality management formula¿ the answer to the quality teaching. In addition, we inquire about managerial context functionality of the quality teaching; about the legitimization mechanisms of power-knowledge relationship and about the consequences on the subjectivities constitution. The analytical device shows that the subjectivities constitution is the result of the agency produced from the exam, the surveillance and the confession, in the teachers¿ case, and from the autonomy profile, the awareness and responsibilities delegation, in the students¿ case. Underhandedly , these discursive devices, synoptically controlled, are going to be internalized and naturalized by the repetition of the discursive practices to the point to became invisible, hiding, due to this, the exercise of power which permits the subjectivities agency that involves everybody as an enmeshed effect where one controls the others and vice-versa
Subject: Relações de poder-saber
Ensino a distância
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2007
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Trifanovas_TerezinhaRivera_M.pdf832.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.