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Type: TESE
Title: Nos entre-lugares do sujeito e do discurso jornalistico : questões de poder e de subjetividade
Title Alternative: In-between places of the subject and of the journalistic discourse : questions about power and subjectivity
Author: Lacaz, Lucia Maria Marques Gama
Advisor: Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa sustenta-se, teoricamente, na perspectiva da Análise do Discurso - principalmente no pensamento de Michel Foucault -, e em discursos que atravessam a pós-modernidade. Defende a hipótese de que o jornal impresso encontra-se, hoje, no entre-lugar da in(e)stabilidade. Discute não apenas o lugar que o jornal impresso vem ocupando em relação às novas tecnologias de comunicação e informação, como também o próprio discurso jornalístico, assumido numa perspectiva ampla e diversificada - o discurso jornalístico diversificado - como um dispositivo de poder que busca regular e moldar o sujeito contemporâneo. O corpus deste estudo constitui-se de respostas escritas de professores-alunos de um curso de Pedagogia, a respeito de leitura de jornal, através das quais são analisadas as imagens por eles produzidas sobre o jornal impresso e outras tecnologias de comunicação e informação. Os resultados da análise evidenciam o entrelugar do jornal, o grande poder da informação na atualidade - como mercadoria e como espetáculo - e apontam para deslocamentos na subjetividade, marcada por uma complexa teia de discursos e por relações de poder-saber. Os resultados revelam, também, mudanças nas práticas de leitura de jornal dentro e fora da escola. Por fim, a pesquisa traz algumas reflexões sobre a formação do professor-leitor dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Abstract: Theoretically, the present research rests on the perspective of the Discourse Analysis - mainly on Michel Foucault's thought -, and on discourses which are present in post modernity. It supports the hypothesis that, currently, the newspaper lies on the in-between place of (in)stability. It discusses not only the place the newspaper has occupied regarding new communication and information technologies, but also the journalistic discourse itself, assumed at a comprehensive and diversified perspective - the diversified journalistic discourse -as mechanism of power which seeks to regulate and mold the contemporary subject. The corpus of this study consists of written answers supplied by teachers-students of a Pedagogy course, concerning newspaper reading, through which the images produced by them about the newspaper and other communication and information technologies are analyzed. The analysis results reveal the newspaper in-between place, the great power information holds nowadays - as merchandise and spectacle - and they point towards dislocations in a subjectivity marked by a complex web of discourses and by power-knowledge relations. The results also reveal changes in newspaper reading practices inside and outside schools. Finally, the research brings some considerations on the formation of reader-teachers of the first grades of "Ensino Fundamental" (Elementary School)
Subject: Análise do discurso
Discurso jornalistico
Leitura
Poder
Subjetividade
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2009
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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