Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269740
Type: TESE
Title: A formação em serviços do professor de ingles da rede estadual : Construtindo atitudes reflexivas
Author: Souza, Vanderlei de
Advisor: Schimitz, John Robert
Schmitz, John Robert, 1935-
Abstract: Resumo: Este trabalho buscou retratar como se desenvolveram ações de formação em serviço, para professores de Inglês da Rede Estadual de Ensino, a partir de uma proposta reflexiva, em uma Delegacia de Ensino localizada no subúrbio de São Paulo. Os professores dessa localidade, em sua maioria, tiveram pouco ou nenhum preparo dessa natureza. A pesquisa demonstra a possibilidade de um trabalho de reflexão sobre a prática em que os próprios professores são agentes de sua formação, desde que apoiados pela escola em que trabalham e pela Delegacia de Ensino. Nosso acompanhamento ocorreu em dois níveis: individual e coletivo. No primeiro caso pudemos trabalhar, durante cerca de dois anos e meio, com dois professores; no segundo, investigamos vários encontros de formação em serviço promovidos nesse mesmo período. Os dados coletados nesses contextos permitiram conhecer melhor o pensamento do professor de Língua Inglesa, além de reunir experiências de real interesse no campo da investigação sobre a formação continuada. O trabalho desenvolvido no nível individual revelou trajetórias para o auto-conhecimento da prática cotidiana, adquiridas via reflexão, que contribuíram, de modo crucial, para a mudança de posturas pedagógicas em sala de aula, como no caso da professora Andréia; e também para a elucidação de entraves que comprometem a qualidade do trabalho docente, caso do professor Márcio. Finalmente, este trabalho permitiu o crescimento da consciência sobre como contribuir com a qualidade do ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, em um contexto em que a dificuldade básica dos profissionais envolvidos é o próprio domínio da língua que ensina.

Abstract: The purpose of this dissertation is to observe how in-service education activities in Reflective Language Teaching are carried out by the Regional Office of Education in a suburb of the City of São Paulo The majority of the participating teachers had little or no training with the procedures of Reflective Teaching- This shury indicates that Reflective Teaching is viable for it contributes to making teachers responsible for their own in-service education, provided. They are supported by their schools and educational authorities. Work was carried out on two levels, the individual and the collective. On the individual level, we worked for two years and a half with two public schools teachers; on the collective level we offered for the same amount of time on in-service meeting for teachers. The data from these two contexts permitted us to learn a great deal about the teachers' beliefs and to collect valuable information with respect to research in in-service education. Work on the individual level pointed out to the teachers the advantages of employing reflective Teaching Methodology and practices to investigate their own classroom practices. As in the case of the participating teacher, Andreia, we found out that the reflective approach tends to contribute at changing pedagogical attitudes and to reveal problems that hinder the quality of classroom interaction, as in the case of Márcio, the other participating teacher. In short, the results of this investigation show that consciousness-rasing can contribute to improve the quality of teaching and can also be crucial for implementing changings in the Teachers' practice, encouraging them to use the target-language in the classroom
Subject: Professores de lingua
Linguas - Estudo e ensino - Pesquisa
Pesquisa - Ação em educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Souza_Vanderleide_M.pdf4.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.