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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador : JoAnne Marie McCaffrey Busnardo Netopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.format.extent200p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleTexto e interação : subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesapt_BR
dc.contributor.authorBrahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattospt_BR
dc.contributor.advisorBusnardo Neto, Joanne Marie Mccaffrey, 1943-pt_BR
dc.contributor.advisorNeto, Anne Marie McCaffrey Busnardopt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectConscientização da linguagempt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta investigação foi realizada através de um estudo de auto-observação em sala de aula, de cunho etnográfico, orientado por reflexões teóricas sobre concepções de letramento e leitura crítica e tipos de interação pedagógica. O principal objetivo foi avaliar os efeitos de vários tipos de estratégias pedagógicas interacionais para a concretização de uma pedagogia crítica de leitura em língua inglesa e, principalmente, investigar e descrever as características da interação professor-alunos-texto que melhor promovem a co-construção da reflexão crítica e a conscientização dialógica. Para isso, o estudo foi teoricamente embasado por tendências interacionistasneo-vygotskianas que serviram de subsídios centrais para as análises. As análises mostraram que - contrariamente ao que determinadas visões pósestruturalistas da sala de aula de leitura defenderiam - a intervenção do professor na aula de leitura crítica não é sempre negativa nem autoritária; pode se dar de maneira monológica ou de maneira dialógica. Observou-se que os obstáculos à conscientização dialógica não se limitam ao papel centralizador do professor na interação; são também fiuto da insegurança do professor frente ao trabalho de co-construção. Concluiu-se que é de fundamental importância para uma teoria da conscientização dialógica a compreensão dos recursos interacionais que promovem a interpretação situada, na qual o universo de experiência dos alunos é trazido para o trabalho de co-construção e desvelamentopt
dc.description.abstractAbstract: This investigation - and ethnographic, self-observation study carried out in an English language classroom - is supported by theories of literacy and critical reading and by views of pedagogical interaction. The main objectives are to evaluate the effects of different kinds of interactional strategies on the teaching of critical reading, and to investigate and describe the characteristics of the teacher-students-text interaction that most promote the co-construction of critical reflection and dialogical consciousness-raising. To this end, the study draws on Neo- Vygotskian theories of social interactionism, which provide the principal instruments of analysis. The analyses showed that - contrary to what certain post-structuralist views ofthe reading classroom would predict - the teacher' s intervention in the critical reading classroom is not always negative and authoritarian. It can take place in either a monological or in a dialogical way. This study suggests that the centralizing role of the teacher during the interaction is not the only obstacle to a dialogical consciousness raising; the teacher's insecurity vis-à-vis the work of coconstruction is another important obstacle. The thesis concludes that any theory of dialogical consciousness raising must take into account the role of interactional resources that promote situated interpretation, in which the student reader's universe of experience is brought to bear on the work of co-construction and "unveiling"en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.citationBRAHIM, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos. Texto e interação: subsidios para uma pedagogia critica de leitura em lingua inglesa. 2002. 200p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269739>. Acesso em: 1 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua Estrangeirapt_BR
dc.description.degreenameMestre em Linguística Aplicadapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBraga, Denise Bértolipt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFigueiredo, Celia Assunçãopt_BR
dc.date.available2018-08-01T17:07:58Z-
dc.date.accessioned2018-08-01T17:07:58Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-01T17:07:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Brahim_AdrianaCristinaSambugarodeMattos_M.pdf: 10187479 bytes, checksum: 85927a3c6575343ac70a14cdcee079f7 (MD5) Previous issue date: 2002en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269739-
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