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Type: TESE
Title: Construindo com a escrita interações improvaveis entre professora e alunos do ensino fundamental de uma escola publica da periferia de Campinas
Title Alternative: Achieving through writing unlikely interactions between teacher and students
Author: Bazarim, Milene
Advisor: Signorini, Inês, 1951-
Abstract: Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre a construção da interação em mensagens escritas trocadas entre mim, enquanto professora, e meus 98 alunos de uma escola pública da periferia de Campinas-SP. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo na qual a geração dos registros foi orientada pela metodologia da pesquisa-ação. As 189 mensagens que constituem o corpus foram geradas durante o mês de novembro de 2004, sendo que 125 foram produzidas por mim e 64 pelos alunos de quinta e sexta séries. Inicialmente, essas mensagens eram curtas e visavam estabelecer um contato amigável entre professora e alunos. À medida que os alunos foram respondendo, as mensagens foram se individualizando, tornando-se mais longas e se aproximando do gênero carta pessoal. A troca de mensagens foi uma atividade extraclasse e os textos assim produzidos não foram objeto de correção ou discussão em sala de aula. As análises revelaram que nessas mensagens, embora os papéis institucionais de professora e aluno não tenham sido apagados, houve deslocamentos significativos e de grande interesse para a reconfiguração do contexto sociointeracional da sala de aula, pois procurei me construir como um interlocutor interessado no que o aluno teria a dizer sobre si mesmo e sobre a escola. Desse modo, a interação estabelecida escapa aos padrões escolares vigentes naquela instituição sem, contudo, deixar de ter um caráter institucional e pedagógico importante para o letramento do aluno, uma vez que houve também a mobilização de recursos lingüístico-discursivos necessários à interação via carta

Abstract: The present dissertation presents the results of a research on the accomplishment of interaction through the exchange of written messages between myself, as a teacher, and my 98 students in a peripheral public school in the city of Campinas, SP. It is a qualitative-driven research, and the generation of registers was based on the action-research methodology. The 189 messages comprising the corpus were written during November, 2004. From such amount, 125 were written by me, and 64 by the fifth and sixth grade students. At first, such messages were short, and aimed at making a friendly contact between teacher and students. As long as the students started answering, the messages became individualized, longer, resembling the personal letter genre. The exchange of messages was an extra activity, and the texts written in such context were not object of correction or class discussion. The analyses show that in such messages, even though the institutional roles of teacher and student were not erased, there were remarkable displacements, which are of great interest for a change in the sociointeractional classroom context, since I attempted to posit myself as an interlocutor who is interested in the student opinion on herself and on the school. Therefore, the accomplished interaction differs from the patterns which are common in such school. Such interaction has an important institutional and pedagogic feature, contributing to the student¿s literacy, once it could be observed the use of linguistic-discursive resources necessary to the interaction through letters. Keywords: Student-teacher interaction, literacy, action-research
Subject: Interação professor-aluno
Letramento
Pesquisa - Ação - Metodologia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2006
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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