Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269735
Type: TESE
Title: Escrevendo relatorios em sala de aula : genero discursivo, circulação e referenciação
Title Alternative: Report writing in the classroom : speech genre, circulation and referentiation
Author: Nascimento, Cecilia Eller Rodrigues
Advisor: Signorini, Inês, 1951-
Abstract: Resumo: Esta dissertação analisa o impacto da reescrita na aprendizagem de gêneros discursivos/textuais escritos, após o desenvolvimento de uma sequência didática, além dos reflexos dos modos de circulação do texto no estabelecimento da referenciação. A pesquisa se identifica com os estudos aplicados da linguística, mas dialoga com vários outros campos, como a Filosofia da Linguagem, Didática de Línguas, Antropologia, Linguística textual e estudos sobre referenciação de orientação etnometodológica. Os registros foram obtidos numa quarta série do Ensino Fundamental I, em escola pública de periferia localizada em cidade do interior de São Paulo. Vários tipos de dados foram gerados, visando à triangulação e à compreensão mais profunda do fenômeno complexo que é aprender a escrever na escola. Houve dois momentos de obtenção de registros distintos, porém complementares, já que o primeiro guiou o planejamento e a execução do segundo. O primeiro momento foi de observação, com influências da etnografia aplicada à educação, e o segundo, de intervenção, influenciado por conceitos da pesquisa-ação, no qual uma sequência didática foi realizada pela classe em torno do gênero relatório. Duas reescritas orientadas por bilhetes integraram esse processo. Este trabalho parte do pressuposto de que o texto não tem caráter fixo, acabado, e sim provisório. Trata-se de um momento em um processo. Por isso, a reescrita surge como possibilidade de elaboração de versões cada vez mais adequadas a um novo momento de interlocução, mediado pelo bilhete orientador. Este, por sua vez, funciona como um gênero catalisador, já que potencializa o desenvolvimento de práticas de linguagem específicas. Três momentos de produção de texto são analisados, os quais revelaram (i) que um comando aberto, sem orientação posterior ou correção específica leva a pouco desenvolvimento do estado de escrita, uma vez que os alunos tendem a optar pelo que já lhes é familiar; (ii) o comando específico precisa ser acompanhado de informações sobre o gênero e sobre os interlocutores eleitos, já que estas não são óbvias, nem facilmente inferidas; (iii) com a sequência didática, os alunos podem chegar a uma compreensão mais precisa sobre o gênero a ser produzido e suas esferas de circulação; contudo, a intervenção posterior, visando à reescrita, é fundamental para um desenvolvimento mais significativo em relação à aprendizagem do gênero escrito proposto

Abstract: This master's thesis analyses the impact of rewriting on learning written speech/discourse genres, after the implementation of a didactic sequence, as well as the influences of the text's circulation modes on referentiation establishment. The research relates to the field of Applied Linguistics, but also dialogues with other areas, such as Language Philosophy, Language Didacticism, Anthropology, Text Linguistics and studies on referentiation which follow etnomethodological guidelines. The data was produced in an Elementary fourth grade of a public school, located in an underprivileged neighborhood of a São Paulo state's small town. Different types of data were produced, envisaging triangulation and trying to grasp a deeper understanding of learning how to write in school, without undermining its complexity. The data producing process can be divided in two distinct, though complementary, moments. The first included observation, influenced by Etnography applied to Education, while the second consisted of an intervention which benefited from concepts of Action Research. A didactic sequence regarding the genre written report was conducted. Two rewritings prompted by guiding notes integrated this process. In this work, it is assumed that the text does not possess a static, finished status. On the contrary, it is considered to be temporary. The rewriting, then, emerges as a possibility of formulating versions which are ever more suitable to the new interlocution moment, mediated by the guiding notes. They work as a catalyst genre, since they potencialize the development of specific language practices. Three different moments of text writing are analyzed. They revealed that (i) an open command, lacking ulterior orientation and specific correction leads to little development of written abilities, once students tend to choose what is more familiar to them; (ii) when the comand is specific, it must be accompanied of information about the genre and the chosen interlocutors, since they are not obvious, neither easily inferred; (iii) with the didactic sequence, students may arrive to a more precise understanding on the genre they are supposed to produce and on its circulation spheres; the ulterior intervention aiming at rewriting is, notwithstanding, crucial to achieve a more significant development regarding the learning of writing
Subject: Generos discursivos
Referenciação (Linguística)
Reescrita
Sequência didática
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2009
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Nascimento_CeciliaEllerRodrigues_M.pdf12.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.