Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269727
Type: TESE
Title: A construção colaborativa dos sentidos na leitura de textos em ingles dentro de dois contextos interacionais distintos : presencial e via rede
Author: Rocha, Suely Nogueira da
Advisor: Braga, Denise Bértoli, 1953-
Abstract: Resumo: O presente estudo investiga a construção colaborativa da aprendizagem de leitura de textos em inglês, com o objetivo de oferecer alguns subsídios que orientem futuros professores interessados em usar os recursos da Internet como meio para o ensino de leitura em língua estrangeira. Visando contextualizar os pressupostos teóricos que orientaram nossa pesquisa empírica, nosso estudo oferece, inicialmente, uma reflexão genérica sobre o estudo de leitura em LE, dando ênfase à concepção da leitura como um processo interativo. Na seqüência, são discutidas, do ponto de vista teórico, as possibilidades do ensino colaborativo em geral e na rede, em particular. O estudo empírico, que reflete essas questões teóricas mais amplas, constou de três estudos, construídos a partir dos parâmetros metodológicos da pesquisa-ação. A análise qualitativa dos dados reflete como o modo de ensinar e aprender afetado pela cultura de ensinar e aprender trazida da experiência tradicional é a principal fonte de problemas. Essa experiência prévia pode ser um sério empecilho para que o professor desenvolva cursos via rede que demandem a participação ativa dos alunos. Tal participação depende diretamente de tarefas que instiguem o aluno a assumir um papel de par mais capaz, auxiliando o professor na construção coletiva do conhecimento, e também da atitude do professor como um intermediador e facilitador das dificuldades dos alunos. O resultado empírico obtido aponta para a importância da tarefa pedagógica na promoção ou não de interação entre os participantes de um curso colaborativo. As diferentes tentativas e revisões do instrumento de coleta de dados dos diferentes estudos podem ser úteis para nortear a construção futura de cursos colaborativos de leitura via rede, explicitando para o professor a possibilidade de uma série de problemas não previstos no início da pesquisa

Abstract: Not informed.
Subject: Leitura - Ensino auxiliado por computador
Internet
Língua inglesa - Estudo e ensino
Interação social
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2001
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rocha_SuelyNogueirada_M.pdf3.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.