Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269706
Type: TESE
Title: Estudo da lingua falada e aula de lingua materna : uma abordagem processual da interação professor/alunos
Author: Matencio, Maria de Lourdes Meirelles
Advisor: Kleiman, Angela, 1945-
Abstract: Resumo: Este trabalho apresenta um modelo para a análise da aula de língua materna, considerada como um gênero discursivo típico do discurso didático. Parto de uma perspectiva transdisciplinar, que inclui a revisão das contribuições de estudos que tratam de diferentes formas de interação oral, para investigar as relações de articulação e de hierarquização das unidades constituintes de uma aula, suas particularidades e funções. Considerando as complexas relações institucionais entre a delimitação científica do objeto dos estudos da linguagem e a constituição da disciplina escolar, o modelo permite que se investigue como essas restrições se manifestam na interação em sala de aula, sugerindo alternativas para o exame sistemático da organização da aula. O objetivo é apresentar instrumentos de análise que venham a contribuir teórica e metodologicamente para a investigação desse gênero e de suas atualizações em diferentes eventos de interação

Abstract: Not informed.
Subject: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1999
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Matencio_MariadeLourdesMeirelles_D.pdf6.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.