Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269704
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: A construção de generos secundarios na educação infantil : a emergencia dos generos noticia e verbete
Author: Costa, Deborah Christina Pereira da
Advisor: Kleiman, Angela, 1945-
Kleiman, Angela Bustos
Abstract: Resumo: O foco neste presente trabalho é a construção de gêneros da escrita (denominados por Bakhtin de secundários complexos) através da inserção de crianças não alfabetizadas em práticas letradas de prestígio na sociedade. Fundamentamos, essencialmente, o nosso trabalho nas concepções sóciointeracionistas desenvolvidas por Bakhtin. Resgatamos, ainda, trabalhos referentes à literatura das interações escolares e da construção do letramento emergente como também apontamentos importantes sobre gênero discursivo e seu ensino/aprendizado na escola propostos pelos Pesquisadores da Universidade de Genebra, principalmente Schneuwly e Dolz. Com este trabalho realizado para a dissertação de mestrado, visamos primeiro, contribuir para as investigações que estão sendo realizadas em contexto escolar relativas ao processo de letramento, da aquisição da linguagem escrita e a apropriação de gêneros secundários e segundo, propor um trabalho que aborde todas essas questões com crianças em idade pré-escolar, principalmente um trabalho que as coloque em contato com textos mais complexos e significativos. Elaboramos e implantamos em uma pré-escola de Campinas um projeto de intervenção cujas práticas discursivas propiciadas pela professora/pesquisadora contribuíram para a construção de conhecimentos sobre diferentes gêneros secundários. Nosso principal objetivo foi analisar de que forma crianças de cinco e seis anos foram construindo conhecimentos sobre os gêneros notícia, da esfera jornalística e o verbete, da esfera científica a partir de um gênero conhecido (conto/história), através das diversas práticas discursivas e sob determinadas situações de produção propostas pela professora/pesquisadora. Buscamos, ainda, apreender e descrever os elementos dos gêneros ou recursos lingüísticos que as crianças foram incorporando em suas produções

Abstract: Not informed.
Subject: Educação - Estudo e ensino
Linguística aplicada
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2001
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Costa_DeborahChristinaPereirada_M.pdf5.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.