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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Terezinha de Jesus Machado Maherpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.format.extent287 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleUniversidade e universitários indígenas na internet : inclusões e exclusões no âmbito da representaçãopt_BR
dc.title.alternativeUniversity and indigenous students on the internet : inclusions and exclusions in the field of representationpt_BR
dc.contributor.authorNiederauer, Marcia, 1970-pt_BR
dc.contributor.advisorMaher, Terezinha Machado, 1950-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.subjectEstudantes indígenaspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectRepresentação (Linguística)pt_BR
dc.subject.otherlanguageIndigenous studentsen
dc.subject.otherlanguageHigher Educationen
dc.subject.otherlanguageInterneten
dc.subject.otherlanguageRepresentation (Linguistic)en
dc.description.abstractResumo: A pesquisa aqui descrita visou investigar a forma como o ingresso e a participação de alunos indígenas no ensino superior é representada pelo site da Universidade de Brasília, confrontando-a com a forma com que sites indígenas os apresentam. Essa investigação partiu do princípio de que são com base no sistema dominante de representação acerca de grupos minoritários que são formuladas políticas públicas voltadas para esses grupos, tais como as de cotas e de reserva de vagas no ensino superior. Outra premissa da qual esta pesquisa partiu é a de que a internet é um dos espaços cruciais dos embates contemporâneos em torno da representação. Para tanto, analiso um corpus formado por textos selecionados no portal UnB e em sites mantidos por universitários ou organizações civis indígenas, valendo-me primordialmente de categorias de análise propostas por Kress e van Leeuwen (2006), van Leeuwen (1997) e Thompson (2002). Por meio do paralelo entre os textos que formam o corpus, esta tese buscou examinar se a forma como a universidade representa esse grupo, cujo protagonismo fora historicamente inviabilizado na esfera de atividades acadêmicas, contribui para os esforços que povos indígenas e universidade têm empreendido, visando democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil e promover a pluralidade no espaço acadêmicopt
dc.description.abstractAbstract: The research developed here aims to investigate how the entry and participation of Indigenous Students in higher education are represented by the official website of the University of Brasília and also by websites related to indigenous students. This research assumes that public policies for minorities, such as affirmative action in higher education, are based on the dominant system of representation, and, as well, that the internet is one of the main fields where contemporary struggles around representation are pursued. For this purpose, I analyze a corpus composed of texts from the website of the University of Brasilia and websites supported by indigenous students and civic organizations, taking into account primarily the analytical categories proposed by Kress and van Leeuwen (2006), van Leeuwen (1997) and Thompson (2002).Through the comparison between the texts of this corpus, this thesis seeks to examine if the way as the university represents this group, whose role was historically undermined in the sphere of academic activities, contributes indeed to the efforts that indigenous peoples and the university itself have undertaken in order to democratize the access to higher education in Brazil and to promote diversity in the academic sphereen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.citationNIEDERAUER, Marcia. Universidade e universitários indígenas na internet: inclusões e exclusões no âmbito da representação. 2013. 287 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269691>. Acesso em: 22 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineMulticulturalismo, Plurilinguismo e Educação Bilinguept_BR
dc.description.degreenameDoutora em Lingüística Aplicadapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCavalcanti, Marilda do Coutopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameLuciano, Gersem José dos Santospt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCarvalho, José Jorge dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSilva, Claudiomiro Vieira dapt_BR
dc.date.available2018-08-22T13:16:57Z-
dc.date.accessioned2018-08-22T13:16:57Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-22T13:16:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Niederauer_Marcia_D.pdf: 10976712 bytes, checksum: 5c85cb91551aed44f6f92aa3d20ca576 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269691-
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