Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269684
Type: TESE DIGITAL
Title: "As mais tocadas" : uma análise de representações da mulher em letras de canções sertanejas
Title Alternative: "The most played" : analysis of women's representation in Brazilian country songs
Author: Contieri, Amanda Ágata, 1990-
Advisor: Maher, Terezinha Machado, 1950-
Abstract: Resumo: Esta dissertação de mestrado tem como objetivo descrever e discutir os resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi analisar as representações de identidades femininas construídas nas letras de um conjunto de músicas sertanejas. O estudo buscou, além disso, verificar se essas representações se modificaram substancialmente ao longo de seis décadas (dos anos 50 aos anos 2010) e, em caso afirmativo, de que forma isso ocorreu. O corpus da pesquisa foi constituído por letras de canções sertanejas pertencentes a três períodos distintos, aqui denominados "música caipira/sertanejo de raiz", "sertanejo romântico" e "sertanejo universitário". O estudo descrito se insere na Linguística Aplicada, um campo de investigação transdisciplinar (SIGNORINI; CAVALCANTI, 1998) que, na vertente aqui adotada, contempla a possibilidade de reinvenção social e coloca as questão identitárias como um dos focos centrais de seus interesses de investigação (MOITA LOPES, 2006). Como aporte teórico foram utilizadas contribuições desenvolvidas no campo da linguagem por Dolz; Schneuwly (1996), Barbosa (2000), Cavalcanti; Maher (2005) e Costa (2003), dentre outros. Estudos desenvolvidos no campo da sociologia (BAUMAN, 2005), da antropologia (CUCHE, 2002), da educação (FLEURI, 2003), da musicologia (NEPUMECENO,1999; ALENCAR, 2011) e dos estudos culturais (HALL, 1997, WOODWARD, 2000; SILVA, 2001) e feministas (LOURO, 1997) também serviram de suporte às discussões incluídas neste trabalho. Os dados foram analisadas tendo como apoio o que apregoam Fiarclough (2011) e Thompson (1995). A análise dos dados revelou que, embora algumas mudanças relativas a feminilidades tenham sido observadas, principalmente no que tange à maternidade, ao casamento e à virgindade, a imagem construída da mulher nas canções analisadas ainda a colocam em posição subalterna socialmente. A expectativa é de que os resultados da pesquisa empreendida possam servir como subsídio para os professores de Língua Português que se interessam por abordar o gênero canção em suas aulas de uma perspectiva crítica

Abstract: This dissertation aims at describing and discussing the results of a qualitative research project whose objective was to analyze representations of feminine identity constructed in the lyrics of a group of Brazilian country songs. The study also intended to verify if such representations have changed, significantly, along six decades (from the 50s to the year 2010), and, if so, what kind of changes were they. The researched corpus included country songs that belong to three distinct periods, here named "música caipira/sertanejo de raiz", "sertanejo romântico" e "sertanejo universitário". This investigation was done in the field of Applied Linguistics, which is trandisciplinary in nature (SIGNORINI & CAVALCANTI, 1998) and, in the perspective it is affiliated to, consider the possibility of social reinvention and places identity matters as one of its main focus of research interest (MOITA LOPES, 2006). Theoretical support included contributions in the field of language studies developed by Dolz; Schneuwly (1996), Barbosa (2000) Cavalcanti; Maher (2005) e Costa (2003), among others. Papers written in the field of sociology (BAUMAN, 2005), anthropology (CUCHE, 2002), education (FLEURI, 2003), musicology (NEPUMECENO, 1999; ALENCAR, 2011) cultural studies (HALL, 1997, WOODWARD, 2000; SILVA, 2001) e gender studies (LOURO, 1997) were also used as theoretical bases for the discussions included in this dissertation. Data was analyzed following arguments set forth by Fairclough (2011) and Thompson (1995). Five categories were selected to orient data analyzes: the idealization of women, matrimony, maternity, the objectification of women¿s bodies and violence against women. Results have shown that, although some changes in relation to women¿s identities were noticed, particularly in relation to maternity, marriage and virginity, women are still positioned in the lyrics of the songs that were analyzed in subaltern social places. It is expected that the results of the investigation here described can subsidize the pedagogical work of Portuguese language teachers who are interested in using songs in their classes to promote critical language teaching and learning
Subject: Identidade de gênero
Feminilidade
Música sertaneja
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Contieri_AmandaAgata_M.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.