Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269681
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Sylvia Bueno Terzipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.format.extent178p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleA pratica de reflexão metadiscursiva : desenvolvimento de leitura do professor em formaçãopt_BR
dc.title.alternativeMeta discursive reflexions: teacher's literacypt_BR
dc.contributor.authorCarneiro, Maria Angelica Laurettipt_BR
dc.contributor.advisorTerzi, Sylvia Bueno, 1940-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectPersuasão (Retórica)pt_BR
dc.subjectTexto jornalisticopt_BR
dc.subject.otherlanguageReadingen
dc.subject.otherlanguageLiteracyen
dc.subject.otherlanguageDiscourse analysisen
dc.subject.otherlanguagePersuasion (Rhetoric)en
dc.subject.otherlanguageJournalism textsen
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa em Lingüística Aplicada tem como tema o desenvolvimento de leitura de alunos do sexto período de um curso de licenciatura em Letras de uma faculdade particular do interior paulista. O objetivo é investigar o processo de construção da reflexão metadiscursiva desses sujeitos, com histórico restrito de letramento, em uma situação didática de leitura de textos jornalísticos que privilegiava a co-relação entre a teoria e a análise empírica de textos. A reflexão metadiscursiva implica o reconhecimento dos aspectos lingüístico-discursivos envolvidos na construção dos sentidos dos textos. Os dados, coletados no decorrer do curso ministrado pela professora- pesquisadora, referem-se às respostas a roteiros de leitura de textos jornalísticos e foram analisados a partir de uma abordagem interpretativista de cunho etnográfico. As análises foram baseadas nos fundamentos teórico-metodológicos da Análise Crítica do Discurso e da perspectiva dos estudos etnográficos do letramento. Recorreu-se além disso, à teoria da argumentação, focalizando a persuasão. As descrições das produções dos alunos, ancoraram-se nas teorias da análise enunciativo-discursiva e da Análise Crítica do Discurso. Foram identificadas duas concepções de língua, como representação do mundo e como ação entre sujeitos, além da emergência dos processos de reflexão metadiscursiva em direção a uma postura mais crítica do aluno, pela consciência de que o texto pode abarcar o posicionamento do autor. A conclusão a que chegamos foi que as mudanças na concepção de língua e de texto surgiram como uma conseqüência da reflexão metadiscursiva desenvolvida durante as práticas analíticas de textos. Constatamos, além disso, que a situação de ensino que privilegiou os processos reflexivos foi preponderante para o desenvolvimento de leitura desses sujeitos. A partir dos resultados alcançados, efetuamos uma avaliação das teorias que nos serviram de base teórica e metodológica e apontamos as implicações que decorrem deste trabalhopt
dc.description.abstractAbstract: The aim of this Applied Linguistics research is the reading development of low literacy students from the sixth term of Language Graduation of a private college in the inland of São Paulo State. This investigation analyses the meta-discoursive processes of these students in reading tasks of journalism texts at a didactic context which favored the co-relation between the information conveyed in the language theories and the empiric analysis of the linguistics and discoursive aspects of the texts. The theoretical and methodological framework came from Critical Discourse Analysis and the prospects of the Literacy studies. Besides this, we focused on the persuasive aspect of the language based on the argumentation theory. The description of the students¿ productions was anchored on Critical Discourse Analysis theories and on enunciative analysis studies. Two language concepts were highlighted in the analyses, so as to represent the world and as an interaction among the subjects, besides the emergency of the meta-discoursive reflection towards a more critical posture of the students and also of the teaching approach effects. It was conclued that the meta discoursive reflexions were important for changes of language concepts as well as depended on reading context's construction. From this point on, we made an evaluation of the theories that helped us to outline the theoretical and methodological basis and we nominated the implications resulting thereafteren
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationCARNEIRO, Maria Angelica Lauretti. A pratica de reflexão metadiscursiva: desenvolvimento de leitura do professor em formação. 2005. 178p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269681>. Acesso em: 4 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino-Aprendizagem de Lingua Maternapt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Linguística Aplicadapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSgnorini, Inespt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFiad, Raquel Salekpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePinto, Ana Lucia Guedespt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGrillo, Sheila Vieira de Camargopt_BR
dc.date.defense2005-02-24T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-04T15:22:06Z-
dc.date.accessioned2018-08-04T15:22:06Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-04T15:22:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carneiro_MariaAngelicaLauretti_D.pdf: 5147845 bytes, checksum: 3fdbf7c08a5ab3d2fede4fa640c19599 (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269681-
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Carneiro_MariaAngelicaLauretti_D.pdf5.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.