Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269674
Type: TESE
Degree Level: Mestrado
Title: Relação sujeito/lingua para o ensino do portugues no Brasil : um estudo sobre parametros curriculares e livro didatico
Author: Bernardo-Santos, Wilton James
Advisor: Serrani, Silvana Mabel, 1955-
Serrani-Infante, Silvana
Abstract: Resumo: O trabalho é uma análise da relação Sujeito/língua em documentos do ensino do Português no Brasil. Nesse sentido, a pesquisa é dedicada a dois processos de análise. O primeiro deles é sobre o modo como produções acadêmicas tratam os sentidos em relação às concepções de subjetividade e linguagem. Basicamente, examinamos dissertações dirigidas a programas de Pós-graduação e artigos resultantes das pesquisas sobre ensino-aprendizagem da língua materna e livro didático nas décadas de 1980 e 1990. O segundo processo de análise é o das posições construídas na linguagem da proposta dos Parâmetros Cuniculares Nacionais/1997 e em livros didáticos. A partir desses dois processos, avaliamos o espaço reservado à reflexão sobre a língua. A pesquisa se inscreve em um conjunto de estudos trans-disciplinares a partir da Lingüística Aplicada, de estudos da Semântica e da Teoria do Discurso desenvolvida originariamente pela escola francesa

Abstract: This dissertation is on the study of the relation between subjectivity and language in Brazilian pedagogic discourse (documents and didactic materials) for the teaching of Portuguese. Along these lines, the research analysis two process. The research is dedicated to analysis the way how Brazilian academic works treat meanings concerning subjectivity and language. We basically examine dissertations directed to some of Brazilian programs of Post-graduation and articles resulting from research about teaching-learning of Portuguese in Brazil in the last two decades. The second process analysis positions constructed on language of curriculum and didactic materiaIs. From these process, we examine the possibilities of reflection about language.The research is develop following an interdisciplinary dialog between Applied Linguistic, Semantic studies and the French school of Discourse Analysis
Subject: Língua materna - Estudo e ensino
Língua portuguesa - Currículos
Livros didáticos
Semântica
Análise do discurso
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2000
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bernardo-Santos_WiltonJames_M.pdf23.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.