Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269662
Type: TESE
Title: Antologias de contos na complementação de livros didaticos de ingles : os PCNs em enfoque discursivo
Title Alternative: Anthologies of short stories complementing English as a foreign language books : the PCNs through a discursive focus
Author: Ladeia, Rita
Advisor: Serrani, Silvana Mabel, 1955-
Abstract: Resumo: Este trabalho tem por objetivo estudar critérios de complementação de livros didáticos para o ensino de inglês como língua estrangeira na grade curricular de Ensino Médio. A proposta de complementação baseia-se em princípios multidimensional-discursivos e utiliza antologias de contos como fonte deflagradora de práticas pedagógicas. Considerando as diretrizes legais oficializadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, defendemos que planejamentos de cursos de línguas tenham como referencial teórico o entendimento da língua enquanto discurso. Num primeiro momento, discutimos as concepções de língua, discurso, ensino e aprendizagem que norteiam a adoção de livros didáticos e a escolha de recursos complementares, do ponto de vista de professores e escolas. O trabalho conta com uma análise multidimensional-discursiva de livros didáticos adotados por escolas particulares da cidade de São Paulo. Foram pesquisadas as escolas obtiveram avaliação de aprendizagem superior a 70% (setenta por cento), de acordo com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano de 2005. Apresenta também exemplos de complementação dos referidos livros, a partir de antologias de contos brasileiros e norte- americanos. Finalmente, relatamos um estudo de caso com foco na formação de professores e discutimos algumas mudanças nas formações imaginárias e discursivas dos professores em relação à aplicabilidade de enfoques multidimensionais e discursivos na aula de língua estrangeira, bem como algumas de suas resistências ao processo de mudança

Abstract: This paper aims at studying criteria for complementing English as a foreign language course books in senior high-school curricula. The proposal for complementation of materials is based on multidimensional-discursive principles and uses anthologies of short stories as source of material development. Taking into consideration the directions by the National Curriculum Framework, known as PCNs, we defend that the planning of language courses be based on the understanding of language as discourse. At first we discuss the conceptions of language, discourse, teaching and learning that guide the choice of books and complementary materials, from the point of view of teachers and schools. The research counts on a multidimensional-discursive analysis of some of the books adopted by private schools in the city of São Paulo which reached an evaluation superior to 70% (seventy per cent), according to the National Exam that measures learning results in Brazilian Senior High-schools, known as ENEM. The data used is based on the statistics from the year 2005. It also includes examples of complementation of the referred books based on anthologies of Brazilian and American Short Stories. Finally, we report a case study aiming at teaching development and we discuss some changes in the teacher¿s representations concerning the applicability of multidimensional-discursive approaches in foreign language classes, as well as their resistance to the changing process
Subject: Curriculo multidimensional-discursivo
Línguas - Estudo e ensino
Língua estrangeira
Formação de professores
Literatura
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2007
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ladeia_Rita_M.pdf6.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.