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Type: TESE DIGITAL
Title: Lenguaje, poesía y ciudad colombiana : lineamientos multidimensional-discursivos para la formación de hispanistas en Brasil = Linguagem, poesia e cidade colombiana : lineamentos multidimensional-discursivos para a formação de hispanistas no Brasil
Title Alternative: Linguagem, poesia e cidade colombiana : lineamentos multidimensional-discursivos para a formação de hispanistas no Brasil
Author: Bueno Baena, David Alonso, 1988-
Advisor: Serrani, Silvana Mabel, 1955-
Abstract: Resumo: Esta dissertação discute a relevância teórica e modos concretos de incluir a literatura e a cultura dentro do processo de ensino de espanhol como língua estrangeira no contexto brasileiro (ELE-B), sem negligenciar o tratamento da sistematicidade da língua, em função dos estudos discursivos que abordam a construção social dos sentidos na e pela linguagem (SERRANI, 2001, 2007, 2010, 2014; FANJUL 2002, 2012; CELADA, 2004; ZOPPI-FONTANA et CELADA, 2009; entre outros). Para dirigir nossa discussão, operamos com um corpus de arquivo complexo (COURTINE, 1982), no qual consideramos a obra de cinco (5) poetas colombianos do século XX relativos à temática cidade/mobilidade urbana e, os pronomes átonos como tema de língua, desde uma perspectiva multidimensional (STERN, 1993) -discursiva (SERRANI, 2010) visando à formação de hispanistas. Uma breve revisão de livros didáticos concentrados no ensino de ELE-B permitiu constatar a necessidade de reconsiderar o papel de um gênero literário, como a poesia, dentro de lineamentos para conteúdos curriculares com temas culturais de importância para o estudante por entrar em confronto com a sua realidade imediata. Defendemos, por tanto, a proposta de que abordar o ensino de línguas tendo como pivô um gênero literário pode ser favorável para a sensibilização do professor de espanhol no Brasil e o planejamento de conteúdos e atividades, que ponha em relevo a (re)significação do próprio e o alheio através de um processo de transculturação permanente

Abstract: This dissertation discusses the theoretical relevance and concrete ways to include culture and literature in the process of teaching Spanish as a foreign language in the Brazilian context (SFLB). The aforementioned, without neglecting the systematic treatment of the language, and based on discourse studies that address the social construction of meanings (SERRANI, 2001, 2007, 2010, 2014; FANJUL, 2002, 2012; CELADA, 2004; ZOPPI-et CELADA FONTANA, 2009; among others). To conduct our discussion, we operate with a complex corpus file (COURTINE, 1982), in which we have considered the work of five (5) Colombian poets of the twentieth century on the subject of City/urban mobility and, unstressed pronouns as a language topic, from a multidimensional(STERN, 1993) -discursive (SERRANI, 2005) viewpoint, in the search for the training of hispanicist. A brief review of textbooks focused on teaching SFLB allowed us to observe the need to reconsider the role of a literary genre, like poetry, within curriculum content guidelines for cultural issues, significant for the student to confront their immediate reality. We defend, thus, the proposition that addressing language teaching by having as epicenter the literary genre result in the awareness of both, the Spanish teacher in Brazil and, the content planning and projecting activities in the process of (re)significance of the typical and external through a permanent transculturation process
Subject: Língua espanhola - Estudo e ensino - Falantes de portugues
Curriculo multidimensional-discursivo
Poesia colombiana - Séc. XX
Ensino - Metodologia
Language: Espanhol
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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