Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269657
Type: TESE
Title: Atividades de leitura de textos em generos multi- e intersemioticos em livros didaticos de lingua portuguesa
Title Alternative: Reading activities of texts on texts on multi- and intersemiotic genres in portuguese text-book
Author: Gribl, Heitor, 1975-
Advisor: Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa busca refletir teoricamente sobre as linguagens verbal e visual presentes nas coletâneas (antologias) de textos e suas abordagens de leitura oferecidas pelos Livros Didáticos de Língua Portuguesa. Uma das preocupações teóricas é a de buscar definir um pouco melhor os limites e as fronteiras dos termos "multimodalidade" e outros advindos da união dos prefixos uni-, multi- e inter- com o termo "semiótico", para que seja possível compreender os conceitos envolvidos de maneira mais precisa no contexto da investigação de materiais impressos. Para isso, faz-se necessário buscar a integração transdisciplinar de outras áreas do conhecimento para compreender os fenômenos linguísticos e discursivos próprios do objeto de pesquisa. O corpus da investigação é composto por duas coleções que participaram do PNLD/2008 (5ª a 8ª séries) e que apresentaram maior quantidade de gêneros discursivos multimodais/ multissemióticos em suas coletâneas de textos. Optou-se pelo modelo metodológico interpretativo a partir da perspectiva enunciativo-discursiva, valendo-se de instrumentos de análise que permitiram investigações quantitativas e qualitativas sobre o corpus. Os resultados apontam para dois perfis que revelam semelhanças e diferenças no tratamento dado à leitura dos gêneros multi- e intersemióticos. Verificou-se que o modelo de leitura denominado de Decodificação é presente na maioria das atividades oferecidas pelas duas coleções para os textos em gêneros que envolvem as linguagens verbal e visual e, com menor incidência, os modelos de leitura denominados de Interação e Discursivo. Conclui-se que há carência no tratamento das questões que envolvem o ensino-aprendizagem desses gêneros, tanto pelos autores/editores de livros didáticos, como pelos instrumentos de avaliação propostos pelo Programa Nacional do Livro Didático no Brasil.

Abstract: This research investigate about verbal and visual languages that are presents in anthologies of texts and its boardings of reading offered by Text Books of Portuguese Language. One of the theoretical concerns is to define a little better the limits and the borders of terms "multimodality" and others terms derived by the union of prefixes uni-, multi- and inter- with "semiotics", so that it is possible to understand the involved concepts in a more accurate way in the context of the investigation of printed materials. For this, it becomes necessary to search the integration to a transdisciplinary way of research, matching other areas of knowledge to understand properly the linguistic and discursive phenomena of research object. The corpus of investigation is a sample of two collections that had participated on the National Program of the Text Book, promoted by the Brazilian government, which had presented greater amount of discursive genres considered multimodal or multissemiotics in its anthologies. It was opted to a interpretive methodological model from a enunciative-discursive perspective, using instruments of analysis that had allowed quantitative and qualitative investigations on corpus. The results point to two profiles that disclose to similarities and differences in the treatment given to the reading of multi- and intersemiotics genres. It was verified that the called model of reading of Decoding is present in the majority of activities offered by collections for texts on genres that involve verbal and visual languages and, with lesser incidence, the called models of reading of Interaction and Discursive. The research concludes that it has lack in the treatment of questions that involve the teach-learning of these genres, as much for authors/didactic book publishers, as for instruments of evaluation proposed by the Brasilian National Program of the Text Book.
Subject: Multimodalidade (Linguística)
Livros didáticos
Língua portuguesa
Língua materna
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2009
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Gribl_Heitor_M.pdf29.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.