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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Nina Virginia de Araujo Leitept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.format.extent92f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleA incidencia dos sons da lingua materna/estrangeira na subjetividadept_BR
dc.contributor.authorFreire, Silvana Matiaspt_BR
dc.contributor.advisorLeite, Nina Virginia de Araújo, 1950-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.subjectLíngua maternapt_BR
dc.subjectSompt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho é uma reflexão sobre a suposta naturalidade com que se adquire o falar da língua materna e~em conseqüência disso, sobre a tentativa de estabelecer metodologias para o ensino de línguas estrangeiras com o objetivo de reproduzir as condições de aprendizagem da língua materna. Esta reflexão é parte da consideração de que a língua materna não é adquirida naturalmente, mas através de uma forçagem, ou seja, por um sofrimento. Esse sofrimento fica evidenciado no testemunho escrito ¿ Lê schizo et ZesZangues- realizado por Louis Wolfson. Esse livro, inteiramente escrito em francês~ é a maneira pela qual o autor, cuja língua materna é o inglês, recebe e reage às sonoridades de sua língua materna e, sobretudo, à voz de sua mãe. Considero, neste trabalho, que a língua materna é causa do sujeito, e que o afeto veiculado pela voz está no fundamento dessa constituição subjetiva. A partir dessas considerações tiro algumas conseqüências para o sujeito que aprende línguaspt
dc.description.abstractRèsumé: Ce travail est une réflexion sur Ia manière naturelle supposée à I'acquisition de Ia langue maternelle et, en conséquence, sur Ia démarche d'établir des méthodologies pour l' enseignement de langues étrangeres en ayant comme but Ia reprodution des conditions d'apprentissage de Ia langue maternelle. Cette réflexion fait partie de Ia considération sur laquelle Ia langue maternelle n'est pas acquise naturellement, mais à partir d'un forçage, c'est-àdire, par une souffrance. Cette souffrance devient plus claire par le témoignageécrit - Le schizo et les langues ¿ réalisé par Louis Wolfson. Ce livre, tout à fait écrit en français, est Ia maniere selon laquelle I'auteur, dont Ia langue maternelle est I'anglais, reçoit et réagit aux sonorités de sa langue maternelle et, surtout, à Ia voix de sa mere. Je considere, ici, que Ia langue matemelle est cause du sujet et l' aflIect véhiculé par Ia voix est au fond de Ia constitution subjective. A partir de ces considérations je présente certaines conséquénces par rapport au sujet qui apprend des langues étrangerespt
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.citationFREIRE, Silvana Matias. A incidencia dos sons da lingua materna/estrangeira na subjetividade. 2001. 92f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269576>. Acesso em: 31 jul. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Linguística Aplicadapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMoraes, Maria Rita Salzanopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameVeras, Vivianept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBolognini, Carmen Zinkpt_BR
dc.date.defense2001-03-22T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-07-31T15:53:26Z-
dc.date.accessioned2018-07-31T15:53:26Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-31T15:53:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Freire_SilvanaMatias_M.pdf: 3113374 bytes, checksum: f369a1ce65bb12ad80638373167e6deb (MD5) Previous issue date: 2001en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269576-
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