Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269565
Type: TESE
Title: Prova de lingua estrangeira (Ingles) dos vestibulares e sua influencia nas percepções, atitudes e motivações de alunos do 3º ano do ensino medio
Author: Bartholomeu, Maria Amelia Assis Nader
Advisor: Scaramucci, Matilde V. R., 1951-
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Abstract: Resumo: Apesar de o conceito de efeito retroativo ser bastante corrente na área de avaliação e na Lingüística Aplicada em geral, poucos são os estudos disponíveis até o momento sobre a influência que a avaliação exerce nas percepções, atitudes e motivações de alunos. O objetivo deste estudo é investigar o efeito retroativo das provas de Inglês dos vestibulares (Unicamp, Fuvest e Vunesp) nas percepções, atitudes e motivações dos alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola particular, preenchendo essa lacuna nas pesquisas. Os dados foram coletados através de um questionário respondido por 73 alunos, complementado, através de entrevistas com um grupo de dez alunos que nos ajudaram a aprofundar os dados obtidos até então e observações em sala de aula cuja finalidade foi coletar dados sobre a abordagem de ensino do professor e do envolvimento dos alunos; um questionário respondido pelo professor também foi utilizado. Além de confirmarmos os resultados de estudos anteriores de que o efeito das provas em questão não é determinista, ficou evidenciado que é variável, isto é, aparece com diferentes intensidades, dependendo das características pessoais de cada aluno. Os resultados mostram também que o ensino pode potencializar esse efeito, uma vez que as percepções, as atitudes e as motivações dos alunos são fortemente dependentes do professor e do seu ensino

Abstract: Although the concept of washback or backwash effect is well-known in Applied Linguistics and in the evaluation field, there are only a few researches available about the influence of the tests upon the students' perception, attitudes and motivation. The aim of this research is to investigate the influence of the English test entrance examinations for the three roain Brazilian universities (Unicamp, Fuvest and Vunesp) on the students' perceptions, attitudes and motivation. The data were collected through a questionnaire answered by seventy-three students and an interview with a group of ten students, class observations-aimed at the teacher's approach and the students' involvement- and a questionnaire answered by the teacher. Besides confirming the results ofprevious studies that say there is not a deterministic view of the effect, it is evident that the effect is variable, that is, it shows different intensities depending on each student' s personal characteristics. The results also demonstrate that the teaching may potencialize this effect, once the students' perceptions, attitudes, and motivation strongly depend on the teacher and his/her teaching
Subject: Língua estrangeira
Ensino
Avaliação
Exame vestibular
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2002
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bartholomeu_MariaAmeliaAssisNader_M.pdf3.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.