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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramuccipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.format.extent1 recurso online ( 105 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.titleAvaliação da interação face a face no exame Celpe-Bras : as características dos elementos provocadores e a atuação dos examinadores-interlocutorespt_BR
dc.title.alternativeAssessement of the face-to-face interaction in the Celpe-Bras exam : characteristics of prompts and examiner's performancept_BR
dc.contributor.authorCândido, Marcela Dezotti, 1985-pt_BR
dc.contributor.advisorScaramucci, Matilde V. R., 1951-pt_BR
dc.contributor.advisorScaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.subjectExame Celpe-Bras - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectProficiência oralpt_BR
dc.subjectExames oraispt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirospt_BR
dc.subjectLingua portuguesa - Examespt_BR
dc.subject.otherlanguageCelpe-Bras examination - Evaluationen
dc.subject.otherlanguageVerbal abilityen
dc.subject.otherlanguageOral examinationsen
dc.subject.otherlanguagePortuguese language - Study and teaching - Foreign speakersen
dc.subject.otherlanguagePortuguese language - Examinationsen
dc.description.abstractResumo: O exame Celpe-Bras avalia o uso da língua portuguesa para desempenhar ações no mundo. A avaliação da proficiência oral do exame é baseada em uma interação face a face, em que são usados elementos provocadores ¿ materiais constituídos de textos verbais e imagéticos ¿ que têm por objetivo estimular uma interação entre examinador-interlocutor e examinando sobre tópicos do cotidiano e de interesse geral, de forma que o examinando possa demonstrar sua proficiência oral em língua portuguesa. Com base em estudos sobre interação (TSUI, 1995; LYNCH, 1996; ALLWRIGHT e BAILEY, 1991) e em autores que se dedicam à avaliação de proficiência oral em contexto internacional (LAZARATON, 1996) e nacional (SAKAMORI, 2006), analisamos (a) os elementos provocadores e seus respectivos roteiros de interação face a face e (b) a atuação de cinco examinadores-interlocutores desse exame no uso de dois elementos provocadores durante as interações. Os resultados do estudo mostraram que há variações no conteúdo e extensão dos elementos provocadores e que os examinadores-interlocutores lidam com essas variações de forma diversa. As contribuições desta dissertação vão no sentido de oferecer subsídios para um entendimento mais aprofundado das variáveis que compõem a avaliação oral em exames de proficiência, para aprimoramento dos guias e manuais do Celpe-Bras, para a elaboração dos elementos provocadores e roteiros de interação face a face e para futuras capacitações dos examinadores da parte oral do examept
dc.description.abstractAbstract: The Celpe-Bras exam assesses the use of language to perform actions in the world. The exam¿s assessment of oral proficiency is based in a face-to-face interaction using prompts ¿ materials composed by verbal and imagetic texts ¿ whose aim is to stimulate an interaction between the examiner-interlocutor and the examinee regarding everyday topics of general interest, so that the examinee can demonstrate his oral proficiency in Portuguese. Based on studies of interaction (TSUI, 1995; LYNCH, 1996; ALLWRIGHT e BAILEY, 1991) and in authors who dedicate themselves to the assessment of oral proficiency in an international context (LAZARATON, 1996) and in national context (SAKAMORI, 2006), this investigation analyzes (a) the prompts and their respective scripts for face-to-face interaction and (b) the performance of five examiners-interlocutors using two prompts during the interactions. The results showed that there are variations in the prompts¿ content and length and that the examiners-interlocutors deal with these variations differently. The contributions of this dissertation is to provide a better understanding of the variables involved in the oral assessment in proficiency exams, and to help to improve the guidelines and manuals of the Celpe-Bras exam, to improve prompt¿s and face-to-face script development, and to upgrade future examiners qualifications in the oral part of the examen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.citationCÂNDIDO, Marcela Dezotti. Avaliação da interação face a face no exame Celpe-Bras: as características dos elementos provocadores e a atuação dos examinadores-interlocutores. 2015. 1 recurso online ( 105 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269557>. Acesso em: 29 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineLinguagem e Educaçãopt_BR
dc.description.degreenameMestra em Linguística Aplicadapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameNiederauer, Marcia Elenita Françapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBizon, Ana Cecília Cossipt_BR
dc.date.available2018-08-29T16:34:22Z-
dc.date.accessioned2018-08-29T16:34:22Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-29T16:34:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Candido_MarcelaDezotti_M.pdf: 2561041 bytes, checksum: b7b178ea9c575308487f149463d1b089 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269557-
dc.description.sponsorCAPESpt_BR
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