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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador : Maria Eugenia da Gama Boaventura Diaspt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.format.extent244 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleO desertor no deserto : a trajetoria do Eu na Obra reunida de Campos de Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorPereira, Roberval Alvespt_BR
dc.contributor.advisorBoaventura, Maria Eugenia, 1947-pt_BR
dc.contributor.advisorDias, Maria Eugenia da Gama Boaventurapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subjectCarvalho, Campos de - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectFicção brasileirapt_BR
dc.description.abstractResumo: Concebendo-se a loucura como o princípio poético estruturador, na Obra reunida de Campos de Carvalho,, postula-se que o Eu poético, na forma de um eu de confronto e de auto confronto, realiza um duplo percurso no mundo e no eu. "O percurso no mundo", levado a efeito sobretudo em A lua vem da Asia, implica basicamente num processo de difamação e de autodifamação por parte do anti-herói trapaceiro e excêntrico, e de feição tragicômica, em seu envolvimento - :fraudador, suicida - com o próprio mundo, segundo as clandestinas regras do jogo. Tal processo, que não esconde, por trás do trapaceiro multifacetado e "fingido", o indignado e rebelde, em permanente conflito consigo mesmo, levará o narrador-personagem, já ao final de A lua vem da Ásia, a uma rejeição cada vez mais nítida e direta do mundo, o que se efetiva (como recusa das regras do jogo) nos dois percurso no eu". Ocorre, aí (precisamente, ao final de A chuva imóvel), o "primeiro desfecho" da Obra reunida, com o resgate do Eu que se busca, mas, paradoxakmente, no momento mesmo da sua morte por auto-supressão (suicídio). Esse momento representaria (e antecíparia, no plano histórico), o fechamento de uma etapa, com a morte simbólica do sujeito moderno tradicional e também do seu mundo. Finalmente, com Opúcaro búlgaro -o "segundo desfecho" - configura-se uma espécie de Nova Ordem: no que toca ao destino do Eu, que cede então seu lugar ao "discurso", enquanto centro das atenções, aí sobrevive, isto é, tem espaço, apenas o seu lado cômico e dissimulado, e em condições nada favoráveispt
dc.description.abstractAbstract: Being conceived the madness as the structuralist poetic principIe in the Obra reunida of Campos de Carvalho, it is postulated that the poetic self, in the form of a self of confront and of self-confront, accomplishes a double course in the world and in the self. The course of the world taken into consideration, especially in A lua vem da Asia, implies basically in a process of defamation and self-defamation on the part of the fraudulent and eccentric anti-hero, and of tragicomic feature, in its involvement - defralder, suicide - with his own world according to the secret rules of the game. Such a process that doesn't hide behind the multifaced and fraldulent fake one that is angry and rebbelious,in a permanent conflict with himself will take the narrator-character at the end of A lua vem da Asia to a clear and clear rejection, what becomes effective (as a refuse of the rules of the game) in the two following books,- Vaca de nariz sutil, and A chuva imóvel-, where the "course of the self' really happens. Just at the end of A chuva imóvel the first outcome of Obra reunida occurs with the redemption of the self which is searched but, as a paradox, at the same moment of its death by self extinction (suicide). That moment would represent (and would anticipate the historical plan) the closing of a stage with the symbolic death of the traditional and modern subject and of its world too. Finally, with O púcaro búlgaro - the "second outcome"-a kind of New Order is configured : with respect to the fate of the self, that is replaced by the "speech", the self is no more the center of attentions, and survives, that is, it gains space, but only its comic and dissembling side, in unfavorable conditionsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Roberval Alves. O desertor no deserto: a trajetoria do Eu na Obra reunida de Campos de Carvalho. 2000. 244 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269556>. Acesso em: 2 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineTeoria Literariapt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Letraspt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGoulart, Audemaro Tarantopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFilho, Rui Alberto D'Assis Espinheirapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameArêas, Vilma Sant'Annapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameArnoni, Antoniopt_BR
dc.date.defense2000-07-26T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-02T15:17:47Z-
dc.date.accessioned2018-08-02T15:17:47Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-02T15:17:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pereira_RobervalAlves_D.pdf: 33157747 bytes, checksum: b8564442ad0af278d133fc2cd83ed812 (MD5) Previous issue date: 2000en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269556-
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