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Type: TESE
Title: Professores de lingua estrangeira em formação : seu discurso em um evento de letramento em curso de licenciatura
Author: Bertoldo, Ernesto Sergio
Advisor: Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-
Abstract: Resumo: Esta dissertação focaliza, como um evento de letramento, a produção oral de um grupo de estudantes universitários de Letras, futuros professores de língua inglesa. O evento de letramento, intitulado de Discussão de tópicos em língua inglesa, constituíase como prática recorrente das aulas da disciplina Prática Oral por nós observadas no instituto de letras de uma universidade privada do estado de São Paulo. Interessava-nos caracterizar o discurso oral dos alunos, tendo em vista as condições de produção do mesmo. Essa caracterização a que nos referimos foi verificada, basicamente, através de dois momentos distintos. No primeiro, analisamos as falas dos alunos sobre questões relativas à sua graduação. No segundo momento, analisamos as falas dos alunos propriamente ditas, quando do desenvolvimento das discussões orais nas aulas de Prática Oral. Para isso, utilizamos como instrumentos de coleta de dados, gravações em vídeo e em áudio de aulas de prática oral, diários de campo referentes às aulas gravadas e questionários informativos aplicados a alunos e professores da instituição. O resultado da análise indicou que os alunos não demonstram uma produção no referido evento que possibilite afirmar que os mesmos tenham adquirido o discurso acadêmico. Ao contrário, os alunos demonstram insegurança quando são chamados a se posicionar com relação às idéias advindas dos textos propostos para discussão. Dentre as várias implicações desse estudo para a formação de professores de língua estrangeira, destacamos, neste contexto, a necessidade de que os mesmos considerem que ensinar uma língua estrangeira consiste, dentre outras coisas, em trabalhar as práticas discursivas que encerram o dizer dessa língua, possibilitando, com isso, uma inserção dos alunos na comunidade discursiva acadêmica

Abstract: This dissertation aims at analysing the oral production of a fourth-year "Letras" college students, future English teachers. Such analysis was carried out from the point of view of a literacy event named Topie Discussion in Eng/ish, which was a current procedure of the Oral Practiee Course we observed in the "Letras" Institute of a private university in the state of São Paulo. We were interested in characterizing the students' oral discourse concerning its conditions of production. Basically, our investigation had two distinct moments. The first one refers to the analysis of students' talk while discussing topics. The second has to do with students' and professors' thoughts about issues related to the graduation in which both of them are engaged. In order to achieve our aim, we used video and audio recordings to collect data. Beyond that, joumals were also used as well as questionnaires applied to students and professors. The analysis of students' oral production indicates that students do not present a language in the literacy event that allows us to say that they master the academic discourse fluently. On the contrary, students show weak arguments while discussing the texts proposed. Among the several implications of this research to the qualification of foreign language teachers, we point out the necessity to make teachers aware of the fact that teaching a foreign language consists of teaching the discourse practices of the language, which can contribute for students to become members of the academic community
Subject: Letramento
Discurso
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1995
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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