Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269513
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientadores: Maria Rita Salzano Moraes, Cláudia Hilsdorf Rochapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.format.extent137 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleItália e italianos por olhares brasileiros : reflexões sobre crenças no ensino de italiano como língua estrangeirapt_BR
dc.title.alternativeItaly and italian people through brazilian perspectives : reflections about beliefs in the italian teaching processpt_BR
dc.contributor.authorBisanti Reis, Ilaria dos, 1981-pt_BR
dc.contributor.advisorMoraes, Maria Rita Salzano, 1949-pt_BR
dc.contributor.coadvisorRocha, Claudia Hilsdorf, 1965-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.subjectLíngua estrangeira - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLingua italianapt_BR
dc.subjectEstudantes e professorespt_BR
dc.subject.otherlanguageForeign language - Studying and teachingen
dc.subject.otherlanguageItalian languageen
dc.subject.otherlanguageBeliefsen
dc.subject.otherlanguageStudents and teachersen
dc.description.abstractResumo: Ao começar um curso de língua estrangeira, cada aluno leva para a sala de aula um universo pessoal, composto por visões de mundo, valores, marcas culturais e um conjunto de representações quanto à língua e cultura-alvo. Tomando como pressuposto que esse universo influencia o processo de ensino e de aprendizagem da língua estrangeira, esta pesquisa, de natureza qualitativa e de base etnográfica (André, 2003), teve como objetivos: (1) levantar, identificar e inferir as crenças que alunos brasileiros possuem em relação ao ensino/aprendizagem do italiano como língua estrangeira (LE) e também em relação ao povo italiano, à Itália, à língua-cultura italiana; (2) analisar as possíveis implicações dessas crenças para o processo de ensino/aprendizagem de italiano LE. Para alcançar tais objetivos, buscamos respaldo teórico nos estudos da área de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras que tiveram como foco de investigação a questão das crenças (Barcelos, 2004; Vieira-Abrahão e Barcelos, 2006; e outros), a visão de linguagem como discurso (Bakhtin, 2003, 2004) e os pressupostos da interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras (Balboni, 2007). Os dados foram coletados em uma escola de idiomas do interior paulista, por meio de observação de aulas, questionários mistos aplicados aos alunos e entrevistas semiestruturadas realizadas com as professoras. A reflexão acerca do impacto que as crenças podem ter no processo de ensino/aprendizagem da língua, pode fornecer a professores da área específica do ensino do italiano LE, informações importantes para a elaboração de práticas de ensino mais reflexivas, críticas e menos carregadas de preconceitos e estereótipos, levando assim os aprendizes à (re)construção de novas percepções da própria e da outra culturapt
dc.description.abstractAbstract: When starting a foreign language course, every student brings to the classroom his or her personal universe, which consists of his or her world perception, values, cultural beliefs and an amount of representations as to the target language and its related culture. Taking for granted that this universe has an effect on the foreign language teaching and learning process, this research, which reveals a qualitative and ethnographic nature (Andre, 2003), has as its main objectives (1) to identify and infer Brazilian students' and teachers' beliefs concerning Italy, the Italian people, and the Italian language and culture; (2) to investigate and analyze the possible impacts of such beliefs on the Italian teaching and learning process. The theoretical support of this work is based on the concept of beliefs in the language teaching and learning process (Barcelos, 2004; Vieira-Abrahão e Barcelos, 2006), on the bakhtinian view of language as discourse (Bakhtin, 2003, 2004) and on the importance of the intercultural dimension within foreign language teaching (Balboni, 2007). The data have been collected from classes observation at a language school located in the countryside of São Paulo State, from mixed questionnaires applied to students and from semi-structured interviews made with teachers. It is believed that the carried out discussions about the impact of students' and teachers' beliefs on the Italian teaching and learning process can present the language teaching field with important information as to the perceptions, values and ideas that both students and teachers bring to class. The results of this study can therefore be useful to help educators to develop more effective, reflective and critical pedagogical practices, as far as language and culture are concerneden
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.citationBISANTI REIS, Ilaria dos. Itália e italianos por olhares brasileiros: reflexões sobre crenças no ensino de italiano como língua estrangeira. 2013. 137 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269513>. Acesso em: 23 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreenameMestra em Linguística Aplicadapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMaher, Terezinha de Jesus Machadopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePaula, Sandra Regina Buttros Gattolin dept_BR
dc.date.available2018-08-23T12:22:37Z-
dc.date.accessioned2018-08-23T12:22:37Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-23T12:22:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BisantiReis_Ilariados_M.pdf: 1694886 bytes, checksum: 473887acc7df8a0e25350e4bca237752 (MD5) Previous issue date: 2013en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269513-
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
BisantiReis_Ilariados_M.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.