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Type: TESE
Title: As (in)certezas da ciência : uma análise das representações da ciência médica no programa Fantástico
Title Alternative: The (un)certainties of science : an analysis of the representations of medical science in "Fantástico" tv show
Author: Rubbo R. Rondelli, Daniella, 1973-
Advisor: Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-
Abstract: Resumo: Este trabalho, apoiado em uma perspectiva discursivo-desconstrutivista e em referenciais psicanalíticos, analisa as representações de ciência que se constroem nos dizeres do programa de televisão Fantástico a partir de suas possíveis aproximações com representações religiosas, problematizando o pressuposto da cultura logocêntrica ocidental que dicotomiza esses dois campos. Tal trabalho analítico ocorre sobre um corpus constituído por matérias relacionadas à medicina veiculadas no programa durante o período de um ano. Considerando, com Foucault, que toda verdade advém de relações sempre fluídas e dinâmicas de poder-saber, apontamos que desde o século XVII, com Descartes, as relações de poder-saber mobilizam-se no sentido de fortalecer o papel da ciência em detrimento da religião na produção de saberes. Porém, na contemporaneidade, a cultura do espetáculo surge como outra força importante que afeta essas relações já que, por um lado, cientistas, gozam de credibilidade e do status peculiares na sociedade atual, não porque sejam capazes, como promete a ciência, de desvendar verdades pré-existentes, mas porque as formações discursivas contemporâneas dão lugar privilegiado ao discurso da ciência, que opera de maneira a fazer crer nas verdades que cria e, por outro lado, considerando que o jornalista também tem um lugar de destaque nas formações discursivas contemporâneas, não apenas por sua credibilidade, muitas vezes colocada em xeque, mas pelo alcance multitudinario do que diz e, principalmente, por seu poder de decidir a quem será dado o direito de falar, refletimos sobre como as representações de ciência construídas no Fantástico engendram relações de poder e possibilidades de resistência

Abstract: Based on a discursive-deconstructivist theoretical perspective, and working with some psychoanalytical references, this thesis aims at analyzing representations of science that emerge in the Brazilian TV Show named Fantástico, by looking for their possible similarities with religious representations, and questioning the assumption of Western logocentric culture that has dichotomized these two fields. For that, our analytical work consisted in the analysis of medicine-related news that were conveyed in the TV show within the period of one year. Agreeing with Foucauldian terms that all truth comes from relations of power-knowledge, which are always fluid and dynamic, we pointed out that since the seventeenth century, with Descartes, the relations of power-knowledge have been mobilized to strengthen the role of science at the expense of religion in knowledge production. However, in contemporary times, the spectacle culture emerges as another important force that seems to affect these relationships in two ways. Firstly, in a way that scientists enjoy credibility and a peculiar status in our society, not because they are the promised ones by science, which are said to unravel pre-existing truths, but because contemporary discursive formations offer a privileged place to the science¿s discourse, which operates in order to make us believe in truths that it creates. Secondly, in a way that accredits journalists a prominent place in contemporary discursive formations, not only because of their given credibility, often confronted, but also due to their multitudinous reach, and especially for their power to decide who will be given the right to speak. All things considered, we intend to reflect on how representations of science built up on Fantástico tv show engender power relationships and possibilities of resistance
Subject: Comunicação de massa e linguagem
Ciência
Religião
Relações de poder
Desconstrução
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2014
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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