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Type: TESE
Title: A poesia como forma de (se)dizer : representações em livros didaticos e no discurso de estudantes e sujeitos não-escolarizados
Author: Rodrigues, Telma Rubiane
Advisor: Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-
Abstract: Resumo: Esta dissertação, que se insere no projeto de pesquisa ¿Interdiscurso e Identidade¿, coordenado pela Profa. Dra. Maria José R. Faria Coracini, tem por objetivo principal problematizar as representações de poesia que subjazem às atividades e textos encontrados nos livros didáticos adotados em uma escola pública do ensino fundamental do Estado de São Paulo (5a a 8a série) e concepções coletadas em entrevistas realizadas com adolescentes estudantes das respectivas séries na mesma escola, bem como com sujeitos não escolarizados. Pretendeu-se, a partir do cruzamento da análise dos livros didáticos, que nos forneceu uma concepção de poesia que pode ser vista como a concepção escolar, com as informações obtidas através das entrevistas, defender a hipótese de que o discurso escolar, representado pelo livro didático, está tão imbricado aos outros discursos que circulam na sociedade, que se faz inevitavelmente presente nos discursos de escolarizados e de não-escolarizados. No decorrer do trabalho, contudo, percebemos que, embora o discurso escolar atravesse a fala dos sujeitos, é o conjunto de vivências que organizam a identidade do sujeito, recuperado pela memória através do discurso, que serve de fundo para essas representações, pois foi principalmente sobre esse conjunto que as declarações se sustentaram

Abstract: This dissertation, which is a part of the research project ¿Interdiscourse and Identity¿ under the coordination of Professor Maria José Rodrigues Faria Coracini, has for its mean purpose to question the poetry representations implicit in the activities and text books adopted by a Primary Public School in the State of São Paulo (5th to 8th Grades). Conceptions collected in interviews done with students of the grades mentioned, at the same school, as well as with non-scholar subjects will be considered. The aim of this work is to prove our hypothesis according to which the scholar discourse represented by textbooks is so intertwined with other discourses available in our society that it ends up being a part of the speech of scholar and non-scholar subjects. In order to prove our hypothesis, a crossing was made between some analysis of textbooks, regarded as the scholar conception of poetry, and the information collected from interviews with students. While the fieldwork was being done, however, we noticed that the collection of life experiences was more frequently evoked by the subjects than the scholar discourse. We believe this is due to how important the former is in the identity organization process
Subject: Poesia
Análise do discurso
Livros didáticos
Sibjetividade
Identidade
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2004
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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