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Type: TESE
Title: (Ciber)espaço e leitura : o mesmo e o diferente no discurso sobre as "novas" praticas contemporaneas
Title Alternative: (Cyber)space and reading : the same and the different in the discourse about the "new" contemporary practices
Author: Galli, Fernanda Correa Silveira
Advisor: Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-
Abstract: Resumo: Ancorada na perspectiva da Análise do Discurso, na interface com a Desconstrução, meu propósito, com este estudo, foi problematizar as mudanças dos gestos de leitura do textopapel para o texto-tela, a relação do sujeito-aluno-leitor com as "novas" tecnologias digitais e, como decorrência, as prováveis influências na vida do sujeito-leitor no mundo contemporâneo e globalizado. A pesquisa permitiu-me, ainda, abordar os possíveis deslocamentos identitários provocados pelo (ciber)espaço, a partir da análise das representações construídas pelos alunos-leitores acerca da leitura de (hiper)textos. Desse modo, minha hipótese mostrou-se pertinente, visto que a prática da leitura nas páginas da internet implica um imbricamento entre o "velho" e o "novo", o "mesmo" e o "diferente", numa relação intra e interdiscursiva, que provoca efeitos de verdade nos dizeres dos alunosleitores. O corpus de pesquisa se constitui de relatos escritos por alunos de três cursos de graduação do Ensino Superior (Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia), cuja escolha se justifica pelo fato de, em primeiro lugar, os cursos serem licenciaturas e, em segundo lugar, porque as "novas" tecnologias de informação e comunicação têm produzido, sobretudo no contexto acadêmico e pedagógico, deslocamentos no que se refere à questão da prática da leitura e da identidade do sujeito-aluno. Os resultados da análise do corpus, organizados em três eixos temáticos, por um lado, colocam em evidência, fios discursivos que se entre cruzam e, por outro lado, fazem entrever formas de singularidade que marcam os diferentes modos de ser do sujeito-aluno-leitor, bem como a natureza peculiar de cada licenciatura ou área de conhecimento. Tomando o momento sócio-histórico como (re )construído no e pelo desenrolar dos acontecimentos, na e pela discursivização de práticas contemporâneas, é, igualmente, no processo de (re)construção - repetível e diferível - que o sujeito-leitor se inscreve e se constitui, via relatos escritos sobre a leitura na intemet.

Abstract: Anchored in the perspective of the Discourse Analysis, in the interface with the Deconstruction, my intention, with this study, was to question the gestures of reading from the paper-text to the screen-text, the relation of the reader-student-subject with "new" digital technologies and the probable influences in the reader-subject's life in the contemporary and globalized world. The research also alIowed me to approach the possible identity dislocation incited by (cyber)space, based on the analysis of the representations constructed by the reader-students conceming the reading of (hyper)texts. Thus, my hypothesis proved to be pertinent, since the practice of reading on the pages of the intemet implies an imbrication between the "old" and the "new", the "same" and the "different", in an intra and interdiscursive relation that causes effects of truth in the reader-students's discourse. The corpus is composed by written texts elaborated by students of three Undergraduation Courses (Biological Sciences, Mathematics, Education). The choice to work with them was due to two main reasons. First, the students were alI enrolIed in majors in Education. Second, beçause "new" information and communication technologies have been producing dislocations in the students-subject's identity and reading practice, specialIy in the academic and pedagogical context. The results of the analysis, organized in three thematic pivots, on point out, on one hand, intercrossing discursive threads and, on the other, singularity forms that mark the reader-student-subject's many ways of being. AIso, it was possible to observe the peculiar nature of each major course and area of knowledge. Taking into consideration that the historic-social moment is (re )constructed in ando by the uncurling of events, as welI as in and by the discursivization of contemporary practices, it is possible to suggest that the reader-subject inscribes and constitutes, himself through written texts about reading on the. intemet through - repeatible and differible written reports on reading on the intemet.
Subject: Leitura
Sistemas de hipertexto
Ciberespaço
Análise do discurso
Identidade
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2008
Appears in Collections:IEL - Dissertação e Tese

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